Aneel acompanha o caso e diz que há indícios de vandalismo e sabotagem
Trabalhadores iniciaram na manhã desta quarta-feira (11) a reconstrução da torre de transmissão do sistema de Furnas, em Medianeira. A torre caiu na madrugada de segunda-feira (09) na área rural.
A agência divulgou nota dizendo que há indícios de vandalismo e sabotagem. Conforme informado, durante o período que a torre caiu, não houve registro de ventos fortes e tempestade.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que há indícios de vandalismo. A linha transporta energia produzida em Itaipu.
Neste momento trabalhos para restabelecimento da rede são realizados e a previsão é que eles sejam concluídos no próximo sábado (14).
Em nota a usina de Itaipu informou que segue operando normalmente nesta semana, sem nenhuma intercorrência e que reforçou a segurança. Na segunda-feira, o pico de geração foi de 9.405 MW, às 20h41min. Nesta terça-feira, a usina chegou a gerar 9.272 MW, às 16h12. Há a expectativa de atingir o patamar de 9.650MW às 21h, seguindo a geração programada para o período. Não há restrições à transmissão da energia da usina. Por ser uma das principais infraestruturas críticas do país, a Itaipu Binacional também intensificou as medidas de segurança de suas instalações a fim de garantir que a produção e transmissão de energia elétrica sigam dentro da normalidade. Dentre elas, destacam-se a ativação de novas rotas de inspeções em suas áreas internas e externas, bem como a intensificação do apoio prestado pelos órgãos de Segurança Pública parceiros na região.
Fonte: CATVE