
Um grave acidente entre duas embarcações foi registrado na manhã deste domingo (27) durante o 12º Torneio de Pesca Esportiva ao Tucunaré, realizado no Lago de Itaipu, em Santa Helena, no oeste do Paraná.
O acidente aconteceu logo após a largada do evento, quando uma lancha passou sobre outra embarcação, causando danos graves. Uma das lanchas ficou à deriva após a colisão.
Equipes da Marinha do Brasil foram acionadas e realizaram o resgate da lancha, além da retirada das embarcações da água. Equipes de resgate prestaram atendimento a seis pessoas envolvidas no acidente. Um dos ocupantes sofreu ferimentos graves após ser atingido pela hélice do motor. Outras duas pessoas tiveram ferimentos moderados. Todos foram encaminhados ao Hospital Beneficente Moacir Micheletto. O homem que ficou em estado grave foi posteriormente transferido até o Hospital Bom Jesus de Toledo, onde passará por cirurgia.
Além dos feridos, um jovem, filho de um dos ocupantes da embarcação atingida, desapareceu nas águas do lago. Equipes da Marinha e do Corpo de Bombeiros seguem com as buscas na região.
Em razão do acidente, a Associação de Pesca Esportiva Kai&Sara (ASPESKAS), organizadora do evento, anunciou o cancelamento do torneio. As causas do acidente estão sendo investigadas.
A marinha do Brasil emitiu uma nota sobre o acidente:
“A Marinha do Brasil (MB), por meio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), tomou conhecimento, na manhã de hoje de um acidente (do tipo abalroamento) envolvendo duas embarcações, no Lago de Itaipu, na cidade de Santa Helena-PR. O acidente ocorreu hoje (dia 27 de abril) durante o 12º Torneio de Pesca Esportiva ao Tucunaré, logo após a largada.
Uma Equipe de Inspeção Naval da Marinha do Brasil já se encontrava no local realizando a fiscalização desde o dia anterior. Após o ocorrido a CFRP, deslocou uma segunda equipe para o local. Foi constatado que ao todo houve 6 (seis) vítimas em 2 (duas) embarcações, 4 (quatro) em uma embarcação e 2 (duas) em outra, nesta segunda as duas vítimas caíram na água, sendo uma socorrida e enviada ao pronto socorro e outra encontra-se desaparecida.
Equipes da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Paraná encontram-se realizando buscas no local. As embarcações foram retiradas da água e o Torneio de pesca cancelado.”
*Com informações Taroba e Correio do Lago