
Iniciativa, apoiada pela Itaipu Binacional, vai percorrer municípios do Vale do Ribeira na promoção da infância segura com alunos e familiares
O Projeto Casulo iniciou no último sábado (15) as Trilhas Educativas nos municípios de Itaperuçu e Rio Branco do Sul, alcançando alunos da rede pública de ensino e familiares das Escolas Municipais Prof.ª Maria da Luz Christo Lima (CAIC) e Maria do Rosário J. Bini. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (IECAP) e a Itaipu Binacional, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia.
Com atividades lúdicas, vídeos educativos e interatividade, as trilhas têm como objetivo ensinar a crianças e cuidadores métodos de prevenção e enfrentamento da violência infantil, proporcionando um ambiente seguro e saudável para o crescimento, brincadeira e aprendizado.

As ações ainda vão percorrer escolas dos municípios de Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses e Tunas do Paraná, com o objetivo de implementar no Vale do Ribeira uma comunidade informada e atuante na proteção da infância.
O convênio, assinado no final de 2024, tem duração de 24 meses e prevê um investimento de R$ 4.964.405,20. Ao todo, as trilhas educativas irão atender 1.540 alunos das redes públicas de ensino municipais e 924 famílias, promovendo conhecimento e fortalecimento do vínculo familiar.