
No início desta semana, as equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) participaram de uma live orientativa sobre a Carteira da Pessoa Idosa Paranaense 65+, um documento que assegura o direito ao transporte intermunicipal gratuito ou com desconto para idosos com 65 anos ou mais no estado do Paraná. A iniciativa reforça o compromisso do estado em promover a inclusão social e garantir os direitos da população idosa.
Quem tem direito à Carteira da Pessoa Idosa?
Para ter acesso ao benefício, é necessário atender aos seguintes critérios:
– Ter idade igual ou superior a 65 anos;
– Residir no estado do Paraná;
– Possuir renda mensal igual ou inferior a dois salários-mínimos nacionais;
– Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A Carteira da Pessoa Idosa Paranaense busca facilitar o deslocamento dos idosos, promovendo maior autonomia e acesso às oportunidades em todo o estado. Segundo a Secretária de Assistência Social e da Mulher, Susana Borella, “A iniciativa busca ampliar o acesso da população idosa aos seus direitos, com mais facilidade, segurança e transparência”, afirmou.

Para solicitar a Carteira da Pessoa Idosa é preciso realizar o acesso no sistema com login e senha, e caso atenda todos os requisitos, o sistema permite a emissão da carteira. Caso não atenda algum requisito, o sistema informará o motivo de não ser possível emitir a carteira. É importante salientar que os técnicos do CRAS estarão à disposição para maiores esclarecimentos e emissão das mesmas.
O processo de solicitação da Carteira da Pessoa Idosa é realizado de forma simplificada através do sistema online disponível no site oficial: [https://carteiradapessoaidosa.paas.pr.gov.br/](https://carteiradapessoaidosa.paas.pr.gov.br/).