
Duas capivaras foram encontradas mortas às margens do Parque da Raposa, em Apucarana, no norte do Paraná, em um intervalo de menos de uma semana. Os casos são tratados como crime ambiental e estão sendo investigados pela Secretaria de Meio Ambiente e pela Polícia Civil.
A primeira capivara foi localizada na segunda-feira (28), com sinais de perfuração. Nesta quinta-feira (31), uma segunda fêmea, com cerca de 50 a 70 quilos, foi encontrada boiando no lago com um ferimento semelhante. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Diego Silva, as mortes teriam ocorrido no mesmo dia e da mesma forma.
Imagens recebidas pela prefeitura mostram que a primeira capivara foi atingida por uma flecha. Já a segunda apresentava um ferimento nas costas, possivelmente causado por projétil ou objeto perfurante. O biólogo Rodrigo César dos Santos Vida analisou o animal e explicou que ele pode ter sido ferido fora da água e buscado refúgio no lago, onde morreu.

Acompanhando as vistorias no parque, o biólogo Fernando Henrique relatou a presença de sinais de pesca ao redor do lago. “Achamos vários pontos de pesca, vários materiais de pesca, ao redor do Lago da Raposa. Tentamos procurar vestígios de artefatos…de flechas, até sangue […] mas no momento não encontramos nada”, afirmou.
A Secretaria de Meio Ambiente informou que analisa as imagens das câmeras do parque para tentar identificar os responsáveis. A Guarda Municipal também acompanha as diligências. A população pode colaborar com denúncias anônimas pelo telefone 153 ou pelo WhatsApp (43) 99967-0324.
Catve