
Nesta quarta-feira (26), o Centro de Educação Ambiental Dionísio Binatti, localizado no Parque Municipal São Francisco de Assis, foi palco de um importante evento de educação ambiental em celebração ao Dia Mundial da Água. O evento, que teve como tema central “Rio Alívio”, reuniu alunos dos 4º e 5º anos de sete escolas municipais, além de diversas autoridades locais, representantes de instituições parceiras, servidores, sendo todos muito bem recepcionados pelo entusiasmo do mascote da coleta seletiva “Déco”.
O Dia Mundial da Água em Assis Chateaubriand foi marcado não apenas pela reflexão sobre a importância desse recurso essencial para a vida, mas também pelo fortalecimento das parcerias entre governo, instituições e sociedade civil para o fortalecimento de ações sustentáveis. O evento reafirmou o papel da educação ambiental como ferramenta indispensável para transformar atitudes e construir um mundo melhor para as próximas gerações.
O tema “Rio Alívio”, foi trabalhado por Roseli Fernandes, representando a Gerência de Educação Socioambiental da Sanepar, que fez explanações referente ao assunto e a importância do Rio Alivio que abastece o município de Assis Chateaubriand
O Secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Sargento Wesley Santino de Souza, destacou a relevância da conscientização ambiental e do engajamento da comunidade escolar nas questões relacionadas à preservação dos recursos hídricos. Em sua fala, reforçou o compromisso do município com ações que promovam a sustentabilidade.
Representando a Superintendência de Administração e Finanças, Solange Aparecida Malagute Tavares discursou em nome do prefeito Marcel Micheletto, enfatizando o apoio da administração municipal a iniciativas que fomentem a educação ambiental.
Ainda estiveram presentes Valter Alves de Oliveira, do Apoio Executivo da Sanepar em Assis Chateaubriand e Áurea Esser de Souza, Diretora do Departamento de Educação, bem como a equipe da Secretaria de Educação e do Meio Ambiente.
Lançamento do Concurso “Jornal Ambiental Linha Ecológica
Um dos momentos mais aguardados do evento foi o lançamento oficial do Concurso “Jornal Ambiental Linha Ecológica – 1ª Edição”. A iniciativa faz parte do Convênio Linha Ecológica: Educação, Cultura e Sustentabilidade, uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. O concurso será realizado nos 55 municípios que compõem o território de atuação da Itaipu Binacional.
A proposta do concurso é estimular alunos do 5º ano, juntamente com seus professores, a produzirem vídeos educativos abordando as temáticas “Água”, “Meio Ambiente” e “Mudanças Climáticas”. A competição será dividida em duas etapas: municipal e regional. Os vencedores serão premiados durante o 3º Viva Meio Ambiente, evento previsto para ocorrer em 08 de junho, no Parque Municipal São Francisco de Assis.
O objetivo principal do concurso é promover uma ação integrada de educação ambiental, incentivando os estudantes a refletirem sobre questões socioambientais e a expressarem suas ideias por meio da produção audiovisual. Além disso, busca-se fortalecer o engajamento das escolas no desenvolvimento de projetos sustentáveis.
Próximos passos e informações
As informações detalhadas sobre inscrições, prazos e premiações serão disponibilizadas diretamente às escolas participantes. A expectativa é que o concurso mobilize a comunidade escolar e contribua para a formação de uma geração sensibilizada e comprometida com a preservação ambiental.