Instituições participam do Programa de Eficiência Energética (PEE) da companhia, que possibilita a substituição de equipamentos para reduzir o consumo de energia
Duzentas escolas públicas paranaenses selecionadas pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel estão passando por um levantamento técnico realizado em campo, para a identificação dos equipamentos elétricos que poderão ser substituídos. O trabalho inclui uma análise da estrutura dos telhados, com o objetivo de verificar a viabilidade de instalação de geração solar. Os dados coletados servem para a elaboração de projetos customizados, de modo a atender as necessidades de cada escola contemplada pelo programa.
O objetivo dos projetos do PEE é possibilitar às unidades a substituição de equipamentos a fim de tornar o consumo de energia elétrica mais eficiente e, consequentemente, econômico. Caso haja viabilidade, o projeto também prevê a instalação de painéis solares para que as escolas possam gerar energia para consumo próprio.
Segundo Rafael Radaskievicz, gerente do Departamento de Projetos Especiais da Copel, num primeiro momento o principal objetivo do programa de eficiência energética nas escolas é a redução do consumo de energia, mas os benefícios vão além. “Ao substituir equipamentos antigos por outros mais eficientes, as escolas conseguem reduzir o seu custo de manutenção, otimizar recursos e redirecioná-los para investimentos em infraestrutura”, exemplifica. “Também podemos citar a melhoria no conforto e na qualidade do ensino propiciada, por exemplo, com uma iluminação mais adequada para aquele ambiente”, complementa.
Com investimento total estimado em mais de R$ 40 milhões, a chamada pública dedicada às escolas públicas paranaenses contemplou 100 instituições municipais e 100 estaduais. As visitas técnicas para a elaboração dos projetos começaram em novembro do ano passado e seguem até maio. A execução dos projetos elaborados é prevista para iniciar no último trimestre de 2025, com prosseguimento até 2027.
As melhorias vão beneficiar aproximadamente 77 mil estudantes, além de professores e funcionários. A seleção das instituições de ensino levou em consideração critérios como Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas e a maior proporção de alunos em relação ao total da população do município. Escolas com maior consumo de energia também receberam pontuação maior, dentro dos critérios de classificação. O Programa de Eficiência Energética da Copel é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Visitas técnicas
Em Santo Antônio do Paraíso, no Norte do Paraná, a Escola Municipal Professora Izabel Navarro Claro recebeu a visita da equipe técnica na última semana, para o diagnóstico das instalações e equipamentos.
A diretora da instituição, Regiane Fortunato Rosa, aponta um contexto ainda mais amplo para as ações em andamento, além da economia esperada na conta de luz: “O Programa de Eficiência Energética desempenha um papel crucial na transição para um futuro sustentável, além dos benefícios ambientais, da inovação e da sustentabilidade”, reflete. A escola que ela dirige atende 180 estudantes.
Em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Estado, duas escolas foram contempladas no projeto e receberão a visita da equipe técnica dentro de duas semanas. Uma delas é a Escola Municipal Henrique Ghellere, que atende aproximadamente 400 alunos, em três turnos diários.
De acordo com a diretora da instituição, Rosineide Alves, o projeto é de suma importância não só por proporcionar economia no consumo, mas, também, por despertar e reforçar nos estudantes a consciência de se investir em sustentabilidade. “Esse projeto vai agregar aos nossos alunos educação ambiental. Iremos trabalhar com eles a questão do consumo consciente”, afirma.
Outra instituição aprovada no município é a Escola Municipal Geraldo Caldani, frequentada por 170 alunos. Conforme a diretora Luciana Bassani, é grande a expectativa de melhorias, com a possibilidade de substituir equipamentos antigos.
“Esse programa é de grande importância para nossa escola e para nossa comunidade. Ele vem ao encontro das necessidades das famílias, trazendo conhecimentos e oportunidades para evoluir em relação ao uso consciente da energia”, complementa.
Assessoria