Um passageiro de 67 anos morreu ao desembarcar de um avião da Latam no município paulista de São José do Rio Preto, na noite deste domingo (19). O boletim de ocorrência da Polícia Civil diz que a vítima caiu da escada de desembarque e foi socorrida por funcionários do aeroporto, mas não resistiu.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o Samu confirmou a morte, que foi registrada como “suspeita/acidental”, e a perícia foi solicitada para determinar a causa da morte.
Em nota, a Latam informou que pediu assistência imediata dos Bombeiros do aeroporto e do Samu. A linha aérea prestou solidariedade à família do passageiro que morreu. O homem foi identificado como Marco Antonio D’Amico.
O voo da companhia decolou do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 17h35 de domingo e pousou em São José do Rio Preto às 18h25 do mesmo dia.
A Anac, a Agência Nacional de Aviação Civil, afirmou, por meio de nota, que o Código Brasileiro de Aeronáutica estabelece que a companhia aérea responde pelo dano decorrente de morte ou lesão de passageiro causada por acidente durante o transporte aéreo. A norma vale para ocorrências a bordo do avião ou nas operações de embarque e desembarque, além de definir os limites das indenizações. O código também determina que as empresas têm procedimentos próprios para conduzir uma situação de morte a bordo, que obedecem a diretrizes internacionais, como a da IATA, Associação Internacional de Transporte Aéreo.
Nós tentamos contato com a ASP Aeroportos Paulistas, responsável pelo terminal de São José do Rio Preto, mas, até o fechamento desta matéria, nós não recebemos retorno.
Agência Brasil