1.155 Imóveis foram vistoriados
O primeiro LIRAa- Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti de 2023, foi divulgado pela Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand e ficou em 9,1 %, sendo considerado alto risco.
O levantamento foi realizado através dos Agentes de Endemias, do dia 3 a 7 de janeiro, onde 22 imóveis foram notificados em 1155 vistorias e 1 imóvel foi autuado.
Os dados apontam que a situação mais crítica em termos dos levantamentos realizados, é do Jardim Progresso 2, com 5,43%, no Jardim Progresso 1 com 4,31% e nos Conjuntos próximos o índice é de 4,44%, no Jardim Mônaco o índice é de 5,17%.
O Ministério da Saúde preconiza para que o município não tenha risco de epidemia o ideal é que o LIRAa fique abaixo de 1%.
O município de Assis Chateaubriand é endêmico com relação à dengue, por isso é fundamental que todos os chateaubriandenses se envolvam, não deixando acumular água em objetos, mantendo sempre lotes e quintais limpos. “A preocupação deve ser de todos os munícipes independente do índice dos bairros, cuidando dos quintais e manter os cuidados necessários e assim evitar a proliferação do mosquito transmissor”, destacou a Coordenadora de Endemias Valéria Loth.