No dia 21 de junho, sexta-feira, o Centro de Convenções (Auditório Municipal) de Assis Chateaubriand foi palco de uma importante palestra sobre o combate à violência contra a pessoa idosa, como parte das ações do Junho Violeta. Este mês é dedicado à conscientização e reflexão sobre a violência enfrentada pela população idosa, com o objetivo de coibir, diminuir e amenizar o sofrimento causado por esse tipo de violência.
A campanha do Junho Violeta busca despertar a sociedade para a sensibilização em relação à violência contra a pessoa idosa, promovendo ações publicitárias, palestras, orientações sociais e divulgação em redes sociais. Esta é uma campanha nacional que visa a promover a conscientização, especialmente em comemoração ao Dia Internacional de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho.
A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), em parceria com o CMDI e outras secretarias do município. A palestra foi ministrada por Alana Roberta Assugeni Colares, abordando de forma significativa o tema.
A presença da Coordenadora do curso de psicologia da UNIMEO/CTESOP, Sandra Martins, e dos alunos do curso foi marcante, demonstrando o engajamento da comunidade acadêmica nessa importante questão. Também esteve presente a presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMDI) Thais Alessandra Palharim.
A coordenadora do CREAS, Karoline Castro, destacou a relevância do tema e a necessidade de união de esforços para combater a violência contra os idosos. Ela ressaltou que os casos de violência contra a pessoa idosa não se restringem apenas a nossa localidade, sendo uma realidade presente em todo o Brasil e no mundo. Portanto, é fundamental unir forças para demonstrar que Assis Chateaubriand repudia veementemente qualquer tipo de violência contra nossos idosos.
A Secretária de Assistência Social e da Mulher, Susana Borella destaca a importância de toda a comunidade estar atenta e de realizar a denúncia nos casos de violência, para que juntos possamos garantir os direitos dos nossos idosos.