Durante a semana da data comemorativa, queda foi de 1,4% em relação ao mesmo período de 2022. No fim de semana, redução chegou a 10,7%
Os brasileiros gastaram menos no Natal de 2023, tornando a data a mais fraca em termos comerciais dos últimos três anos. É isso o que mostra o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. Segundo o levantamento, durante a semana entre 18 e 24 de dezembro, as vendas do varejo físico apresentaram queda de 1,4% na comparação com o mesmo período do ano passado.
“Com a inadimplência atingindo números recordes neste ano, a prioridade dos consumidores foi a reestruturação financeira ao optarem por utilizar o 13° salário para o pagamento e renegociação de dívidas, deixando as compras e presentes de Natal em segundo plano”, diz Luiz Rabi, economista da Serasa Experian.
No final de semana anterior ao Natal, entre os dias 22 a 24, a queda foi ainda mais acentuada, chegando a 10,7% em relação ao mesmo período do ano anterior (16 a 18 de dezembro de 2022). De acordo com Rabi, o que pode ter influenciado a baixa no final de semana foi o fato do dia 24 ter caído num domingo, a data mais fraca para o comércio.
Ainda segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, as vendas natalinas do varejo físico paulista também não foram animadoras e registraram diminuição de 1,2% durante a semana (18 a 24/12/2023 em relação a 18 a 24/12/2022) e queda de 9,6% no final de semana anteiror ao Natal (22 a 24/12/2023 ante 16 a 18/12/2022).
O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio toma como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da empresa. Foram consideradas as análises realizadas no período de 18 a 24 de dezembro de 2023 e comparadas ao mesmo período de 2022.
Umuarama News