O problema dos escorpiões em Assis Chateaubriand é antigo e conhecido pela população local. De janeiro até agora foram capturados 1.513 escorpiões, sendo que no ano passado foram 1.392. Esses números são preocupantes e indicam a necessidade de continuar com ações para controlar a proliferação desses animais peçonhentos.
A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, tem trabalhado na orientação e prevenção contra os escorpiões. No entanto, é importante ressaltar a corresponsabilidade da população em relação ao cuidado e prevenção de acidentes.
Este ano, foram registrados 72 acidentes envolvendo animais peçonhentos, sendo que 50 deles foram causados por escorpiões.
Para combater essa situação, foi implantado o trabalho de dois agentes que realizam visitas às casas onde foram encontrados escorpiões. Esses agentes fazem uma varredura nas quadras e nas casas em volta, a fim de identificar possíveis focos de infestação.
Conforme o Secretário de Saúde Fabio Fantin Camilo a população também pode contribuir para o controle do avanço dos escorpiões. “É importante tomar cuidados básicos, como não acumular entulhos e lixo em casa, vedar frestas e buracos nas paredes e pisos, e manter a limpeza dos quintais e jardins. Ao encontrar um escorpião, é fundamental entrar em contato com a Vigilância Sanitária para que seja feita uma varredura no quarteirão em volta e nas casas próximas. Desde o início do ano, já foram realizadas mais de 925 visitas de bloqueio”, ressaltou Camilo.