A atriz da Globo morreu nesta segunda-feira (7/8), vítima de um câncer no pulmão, aos 83 anos. Ela estava internada em uma clínica do RJ
Aracy Balabanian morreu, aos 83 anos, nesta segunda-feira (7/8), vítima de um câncer no pulmão descoberto no fim do ano passado. Durante a sua trajetória na televisão, que se iniciou em 1965, na TV Record, na novela O Primeiro Amor, a atriz imortalizou diversos personagens nas telinhas, principalmente na Globo.
A artista é relembrada, principalmente, por interpretar Dona Armênia, em Rainha da Sucata, de 2013. Na novela, Aracy viveu no papel de mãe superprotetora de três filhos e levou, além de seu sotaque, costumes de origem de seu povo. Vale lembrar que a atriz é filha de imigrantes armênios.
Dona Armênia, que tinha uma rivalidade com Maria do Carmo (Regina Duarte). A personagem construiu a sua empresa no terreno do marido da personagem de Aracy Balabanian. Em uma das cenas mais famosas do folhetim, a mulher leva um guindaste com bombas e ameaça explodir a companhia de sua algoz. O bordão “na chon” ainda é lembrado por muitas pessoas.
A atriz também ficou muito famosa pela socialite Cassandra, de Sai de Baixo. Em entrevista, Aracy Balabanian revelou porque pediu para deixar o quadro de comédia. “Eu sofri horrores, porque tinha uma coisa que meu pai me corrigia muito: eu ia contar uma coisa e ria ou chorava antes de concluir. Eu pedi para o Daniel [Filho] para sair. Nessa época, o Daniel ainda estava dirigindo”, contou, em papo com Pedro Bial.
Em A Próxima Vítima (1995), Aracy interpretou Filomena Ferreto e recebeu O Grande Prêmio dos Críticos e o Troféu Imprensa de Melhor Atriz.
Fonte: Metrópóles