Testemunhas disseram que o condutor dormiu ao volante antes da fatalidade, que aconteceu na terça-feira (31)
O delegado de Teixeira Soares, Wesley Vinícius Gonçalves da Silva, que investiga o acidente envolvendo um ônibus da Viação Catarinense na BR-277, afirmou em entrevista coletiva que apura se o motorista do veículo estava cansado por conta de uma carga excessiva de trabalho. Testemunhas disseram que o condutor dormiu ao volante antes da fatalidade, que aconteceu na terça-feira (31).
A Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) Nº 525 de 2015 dispõe sobre a fiscalização do tempo de direção do motorista profissional. O documento prevê uma parada para descanso a cada 4h na direção.
“Os passageiros nos relataram que não havia um segundo motorista dentro do ônibus, o qual podia prestar um suporte eventualmente. Sabemos que ele fez uma parada no meio do caminho, mas vamos apurar onde ele fez essa parada, em qual momento e se ele extrapolou as 4h que a resolução prevê”, explicou o delegado.
Freios
Doze passageiros já foram ouvidos pelas equipes de investigação da Polícia Civil. O ônibus deve passar por uma perícia para que seja avaliada as condições de segurança do veículo e se pode ter acontecido algum problema no sistema de freio.
“A perícia já constatou que não haviam marcas de frenagem na rodovia. Então já conseguimos descartar a hipótese de uma eventual colisão. Até então o que nós temos é que foi uma perda de controle do veículo pelo condutor, o que resultou no tombamento”, disse Gonçalves da Silva.
Continua apósa publicidade…
A hipótese de embriaguez já foi descartada. O motorista e um representante da empresa do ônibus prestaram depoimento à polícia.
Tanto o motorista, como o ônibus estavam com a documentação em dia.
O acidente
Segundo a PRF, haviam 54 passageiros no coletivo, além do motorista. Destes, 22 foram encaminhados para hospitais e 26 foram liberados sem ferimentos.
Para o repórter Paulo Sava, a Santa Casa de Irati informou que 15 vítimas deram entrada no local, sendo quatro encaminhadas para cirurgia, uma em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dez em observação.
Os outros sete feridos foram atendidos em Unidades de Pronto Atendimento da cidade.
Vítimas
Quatro das sete vítimas que morreram após um ônibus de viagem da Viação Catarinense tombar na BR-277, em Fernandes Pinheiro, na região central do Paraná, foram identificadas. O veículo, com 54 passageiros, saiu da pista na madrugada desta terça-feira (31). O acidente deixou, além dos sete mortos, 22 feridos. O primeiro identificado foi Teicir Ahmad Tarbine, de 31 anos. Natural de Foz do Iguaçu, ele trabalhava como comerciante. O velório está agendado para essa quarta-feira (1º) na Capela Muçulmana da cidade do oeste do Paraná. O segundo identificado é Genivaldo Fernandes de Lima, de 49 anos. Ele é um dos sócios proprietários de uma pizzaria em Cascavel, na região oeste. O estabelecimento lamentou a morte nas redes sociais. Além dos dois, foram identificados Carina Isabel Martinez, 42 anos, e David Pinchevsky, três anos. Ambos seriam mãe e filho e de nacionalidade argentina. O acidente: O ônibus da Viação Catarinense saiu de Florianópolis (SC), às 16h20, com destino à Foz do Iguaçu, na região oeste do Paraná. O trajeto de 940 km foi interrompido na metade do caminho, por volta da 1h50 da madrugada, quando o coletivo saiu da pista e tombou em uma área de vegetação, no km 232, da BR-277. Segundo a PRF, haviam 54 passageiros no coletivo, além do motorista. Destes, 22 foram encaminhados para hospitais e 26 foram liberados sem ferimentos. A Santa Casa de Irati informou que 15 vítimas deram entrada no local, sendo quatro encaminhadas para cirurgia, uma em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e dez em observação. Os outros sete feridos foram atendidos em Unidades de Pronto Atendimento da cidade. O que diz a Viação Catarinense: Por meio de nota, nesta terça-feira, a Viação Catarinense lamentou o acidente e se colocou à disposição para esclarecimentos. “A empresa lamenta profundamente o ocorrido e está com equipes no local prestando assistência aos passageiros e familiares. A Viação Catarinense reforça seu compromisso com a segurança e está à disposição das autoridades para esclarecimentos sobre o acidente”, diz a nota.
Fonte: Banda B