Uma equipe de inteligência da Polícia Militar, estava realizando patrulhamento pela estrada que liga a cidade de Toledo ao distrito de São Luiz do Oeste, quando foi avistado o veículo Toyota Hilux SW4 de cor prata, sendo que já havia informações, que um veículo com as mesmas características, estaria fazendo o transporte de ilícito em Toledo. Foi solicitado então apoio de uma equipe ROTAM para realizar abordagem com viatura ostensiva, momento em que o mesmo empreendeu fuga da equipe pelas estradas rurais.
Em determinado momento, as equipes empenhadas perderam o veículo de vista, e somente após buscas na região, e com apoio das demais equipes ROTAM, CPU E RPA, foi avistado o veículo adentrando em uma chácara nas proximidades da comunidade de sol nascente. Realizado o acompanhamento do veículo até o interior da chácara onde o condutor abandonou o veículo e evadiu-se em meio a mata.
No interior do veículo foi possível avistar diversos fardos de substancia análoga a maconha, que ao lado do veículo estava um pequeno depósito, com as portas abertas onde foi possível avistar grande quantidade da mesma substancia, nas proximidades ainda estava estacionado um veículo Vectra de cor branca, sendo que no seu interior foi localizado 4 fardos da mesma substancia e uma lista com pesagem dos fardos que estavam no local.
Foi abordado na chácara um indivíduo, questionado o mesmo a respeito da droga, informou que não é o proprietário da mesma, disse ainda ter alugado o local para armazenamento da droga. No interior do veículo Vectra, foi encontrado uma carteira de habilitação.
Diante dos fatos o ilícito e o arrendatário da chácara foram conduzidos até a 20ªSDP para providencias cabíveis. Após a pesagem da droga totalizou a quantia de 2.794,06 kg. Após checagem foi constatado que o veículo SW4 estava com placas falsas, sendo feito consulta pelo chassi e a mesma havia sido roubada na cidade de Joinville/SC.