O trabalho conjunto foi realizado pelo Procon Municipal e Delegacia do Consumidor (Delcon)
Uma funerária de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi alvo de operação no começo da tarde desta quarta-feira (25). O trabalho conjunto foi realizado pelo Procon Municipal e Delegacia do Consumidor (Delcon), e investiga a cobrança irregular de serviços funerários a uma família carente, desrespeitando o rodízio imposto pela administração municipal. A empresa foi temporariamente interditada.
O coordenador do Procon, Jaiderson Rivarola, cita que uma denúncia motivou a ação cautelar.
“A família, ao chegar no local do velório, viu o corpo do ente dentro de um carro funerário que não era do rodízio. Há uma legislação municipal que regula esse rodízio entre as permissionárias, mas isso não foi cumprido”, explicou.
Outra irregularidade investigada é a cobrança de R$ 800 para a família, mesmo com a comprovação de baixa renda, o que deveria garantir a gratuidade do serviço.
Segundo o delegado Cássio Conceição, a polícia investiga os crimes de usurpação de função pública, induzimento do consumidor a erro, corrupção ativa e corrupção passiva, a depender de cada envolvido no esquema.
“São fatos muito tristes. Existe uma fila para atendimento de pessoas hipossuficientes e ela foi furada, logo do no momento mais difícil para elas. O município coloca o rodízio à disposição e essas pessoas cobram por um serviço que não deveria ser pago”, disse.
Procurada, a funerária informou que deve se manifestar em breve.
Banda B
Related Stories
15 de outubro de 2024