Na manhã desta segunda-feira, 01, o primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Marcel Micheletto participou da reunião ordinária da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar) como membro do Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense executado pelo Sistema Ocepar, sempre em defesa de políticas que promovam o desenvolvimento das cooperativas do nosso estado em alinhamento com este setor de extrema importância para nossa economia e avanço social.
Durante a reunião foram apresentados os avanços do cooperativismo do Paraná no último ano e tratamos de temas prioritários para o nosso desenvolvimento. Um dos diferenciais do cooperativismo é projetar as ações de forma coordenada e com metodologia.
Nos encontramos diante de um um novo ciclo de planejamento que vem acompanhado de inúmeros desafios os serão superados por meio de políticas públicas que eu, como parlamentar, tenho trabalhado para desenvolver de forma eficiente e que sejam adequadas às necessidades do nosso estado, sempre em busca de conquistas para o cooperativismo.
Algumas conquistas por meio parlamentar foram o reconhecimento do ato cooperativo na reforma tributária e a lei complementar do cooperativismo de crédito e outras que estão ainda em tramitação e dependem desse trabalho, como a lei do autocontrole [relacionada à inspeção sanitária de frigoríficos] e a desoneração da folha de pagamento.
“Defendo o cooperativismo, pois onde há uma cooperativa forte há também um agricultor forte. Ainda, ressalto que o cooperativismo não é uma ferramenta exclusiva do Agro, mas também afeta positivamente as áreas da saúde, de crédito, dentre tantos outros seguimentos econômicos. Para o Agro, no entanto, o cooperativismo é essencial e traz inúmeros benefícios, e temos a honra de termos em nosso estado o melhor sistema cooperativista do país”, afirmou Micheletto.