Cada refeição na Hoesp/Hospital Bom Jesus tem no tempero o carinho. Isso porque a alimentação adequada também faz parte do processo de recuperação do paciente. E todo esse cuidado começa ainda na compra do alimento. “Para que essas refeições cheguem com qualidade existe um planejamento que inicia na compra dos alimentos, na checagem do recebimento, na variedade do cardápio disponibilizado, na produção, no porcionamento e na forma que essa refeição é embalada até que chegue ao paciente e acompanhante”, diz a nutricionista da Hoesp, Helena Mayer.
São cerca de 718 refeições servidas por dia, entre café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, lanche, e ceia. No total, cerca de 21.540 por mês. Em números pode parecer muito, mesmo assim, as datas comemorativas não passam despercebidas. Seja Natal, Páscoa, Dia das Mães, Pais, e até mesmo uma das datas mais especiais como os aniversários, a refeição especial é sempre preparada com o tempero extra: amor. “Além da qualidade da produção das refeições, na variedade dos nutrientes ofertados para que o paciente em âmbito hospitalar receba uma nutrição adequada, pensamos também no conforto que a alimentação traz, pois temos memórias afetivas quando pensamos em alimentação”, avalia a nutricionista da Hoesp, Kemely Bens.
O cardápio é planejado de acordo com a necessidade de cada paciente, com o objetivo de auxiliar na recuperação. “Tudo é pensado de acordo com a dieta do paciente, dieta geral ou livre, dieta leve, dieta hipossódica, dieta para diabetes, dieta para pediatria, entre outras, sempre respeitando as restrições do paciente como intolerâncias, alergias e preferências alimentares”, ressalta a nutricionista Luana Schwarz.