Policiais federais estão nas ruas na manhã desta quinta-feira (06), cumprindo ordens judiciais em vários bairros de Cascavel. A ação faz parte da Operação Seletor.
Em uma das ações, no cruzamento entre a Rua Souza Naves Sul e a Avenida das Torres no bairro 14 de Novembro durante abordagem um homem que estava na cama apontou uma arma para um dos policiais. Outro profissional revidou e atingiu o suspeito.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas para atender o homem, mas apenas constataram a morte. A área foi isolada até a chega do IML.
As investigações começaram por conta de tráfico de drogas e armas na região de Cascavel. Durante o andamento os policiais identificaram que vários homicídios estavam ligados. Além de Cascavel, a Polícia Federal cumpre ordens judiciais em Foz do Iguaçu.
Nos bairros Santa Cruz e Alto Alegre ordens judiciais estão sendo cumpridas em um estabelecimento.
Alguns presos já foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal.
A operação
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (6/7) a Operação Seletor, com o objetivo de desarticular organização criminosa, caracterizada por ser violenta, enraizada no município de Cascavel, e responsável pela prática reiterada de diversos crimes graves (homicídios, tráfico internacional de drogas, de armas de fogo e lavagem de dinheiro). Aproximadamente 150 Policiais Federais saíram às ruas para cumprir 14 mandados de prisão preventiva e 28 mandados de busca e apreensão nos Estados do Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina. A Justiça determinou a apreensão e o sequestro de diversos bens móveis e imóveis pertencentes aos integrantes do grupo, bem como o bloqueio de todas as suas contas bancárias até o limite de R$ 20 milhões. As investigações, iniciadas há aproximadamente sete meses, revelaram que os criminosos costumavam introduzir em território nacional maconha e armas de fogo do Paraguai, cocaína do Peru. O propósito da organização era não apenas se estabelecer em Cascavel, mas se expandir para outros Estados (MT, MS, MG e SC). Eles eliminavam todos aqueles que, de qualquer maneira, atentassem contra os seus interesses. Apurou-se que, no referido período, ao menos 12 pessoas foram assassinadas por integrantes da organização criminosa.
Balanço da operação às 8h
500kg de maconha
15 presos
10 armas apreendidas
28 mandados de busca
11 veículos apreendidos
9 Imoveis sequestrados
1 fazenda em aripuana
77 contas bloqueadas
56 mil em espécie
200 mil reais em cheque
350 gramas de cocaína em ponto de venda de drogas