Equipes do 31º BPM receberam denúncia anônima dando conta de que em um ramal localizado um pouco a frente da fábrica de ração de uma cooperativa, localizada na PR 317, que liga os municípios de Jesuítas e Formosa do Oeste), haviam 02 caminhões sendo carregados naquele instante com produtos ilícitos. Diante dessas informações, as equipes iniciaram buscas nos ramais próximos ao local das denúncias, quando as equipes começaram a descer a estrada, foi possível ver dois caminhões no fundo do ramal, um bitrem branco com lona laranja e um outro caminhão encostado de ré ao lado do bitrem que não era possível ver a frente dele.
No momento que foi realizada aproximação do local, um indivíduo que estava com uma caixa preta nas mãos, ao visualizar a viatura policial, largou a caixa que segurava e saiu correndo para um matagal, nos fundos do local onde estavam os dois caminhões.
Diante das fundadas razões para ingresso no local para averiguar o que havia no compartimento de carga dos veículos, as equipes da patrulha rural 1ª e 3ª companhia e ROTAM DO 31º BPM realizaram a abordagem do local onde estavam os caminhões.
Foi constatada que os veículos tratavam-se de uma carreta bitrem marca Scania de cor branca, e um caminhão marca volvo de cor branca, que ostentava placas falsas, ambos os veículos estavam com diversas caixas de cigarros oriundas do Paraguai, todas envoltas em sacos plásticos pretos.
Além disso, um pouco mais abaixo do local, estavam dois veículos, um Gol de cor cinza, com duas caixas de cigarros oriundas do Paraguai em seu interior, e o outro veículo, um Monza de cor dourada, também com duas caixas de cigarros oriundas do Paraguai em seu interior. Diante dos fatos, os 04 veículos foram apreendidos e encaminhados a sede do 31º BPM para confecção do boletim de ocorrência e após verificar aproximadamente a quantidade de caixas de cigarro, foi constatado em torno de 800 caixas de cigarros.
Por fim, após a confecção da documentação pertinente, os veículos apreendidos foram encaminhados a receita federal de Cascavel, sendo que os automóveis foram deslocados com apoio de um guincho disponibilizado pela Receita Federal.