Muitos se questionaram se seria uma intervenção da FAB no município, problemas com o trem de pouso, alteração da rota de voos. OBemdito descobriu. Confira
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) sobrevoando Umuarama desde a manhã deste sábado (21) chamou a atenção dos moradores. Várias pessoas entraram em contato com OBemdito para perguntar do que se tratava, inclusive com ideias bem criativas, que incluíam uma possível intervenção da FAB no município, problemas com o trem de pouso da aeronave, alteração da rota de voos, entre outras.
A situação é mais simples do que parece: o jato da força aérea está calibrando os instrumentos que orientam os pilotos durante pousos e decolagens. O jato pertence ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), um grupamento FAB que conta com aviões-laboratório para certificação de procedimentos de voo por instrumento. Ao longo do dia ele fez inúmeros voos para validar os procedimentos de aproximações e decolagens sob regras de voo por instrumento do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho.
Para gerir o espaço aéreo brasileiro com segurança e eficácia, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) precisa manter aferidos e operando seus equipamentos de auxílios a navegação aérea, aproximação e pouso, bem como procedimentos de navegação aérea de grande precisão.
O GEIV tem por missão aferir a eficácia desses sistemas, equipamentos e procedimentos de modo a garantir uma operação segura a todas aeronaves em circulação no espaço aéreo brasileiro durante todas as fases de voo, sobretudo em condições meteorológicas adversas.
A Mayara Cristina passou boa parte do dia acompanhando a movimentação do jato e enviou o vídeo acima e algumas fotos para OBemdito. Já o vídeo abaixo é de redes sociais.
O Bemdito