
O delegado de Icaraíma, Thiago Andrade, divulgou um vídeo na noite desta segunda-feira (15) para atualizar as informações sobre as buscas aos quatro homens desaparecidos. Forças de segurança estão empenhadas nas buscas por Diego Henrique Afonso, Rafael Juliano Marascalchi e Robishley Hirnani de Oliveira e Alencar Gonçalves de Souza, desaparecidos desde 5 de agosto. Os suspeitos são Antonio Buscariollo e seu filho Paulo Ricardo Buscariollo.
No vídeo, um dos pontos que chamam atenção é o momento em que o delegado afirma que os trabalhos policiais seguirão até que seja dada uma resposta à comunidade e aos familiares. “As investigações avançam e junto, com as outras forças de segurança, a gente vai continuar com as buscas até dar uma resposta para a sociedade”, disse.
Andrade também destaca a atuação das Polícias Militar Ambiental, Civil, Militar e Científica, bem como, do Corpo de Bombeiros (com cães farejadores) e da Força Nacional. Além disso, agradece o apoio da Prefeitura de Icaraíma e a Secretaria Estadual de Segurança Pública.

“Agradecer também ao Secretário de Segurança Pública, pois tudo o que foi pedido, foi solicitado para estar desvendando esse caso, nos foi atendido. Todas as forças de segurança, todos os órgãos envolvidos, estão prestando total apoio para essa investigação”, afirmou.
Ele esclarece que as buscas avançaram no último final de semana, com a descoberta de estojos de munições deflagradas na propriedade em disputa. Aconteceu a localização da Fiat/Toro que os paulistas estavam utilizando. E, ainda, houve a apreensão da Fiat/Strada que pode estar relacionada com a família Buscariollo. Tal fato ainda está sob investigação.
Desaparecimento em Icaraíma é cercado de mistério
O desaparecimento em Icaraíma completa mais de 40 dias e envolve os cobradores Diego, Rafael e Robishley. Também está desaparecido o produtor rural Alencar, morador do município, e responsável por contratar os paulistas.
Eles foram vistos pela última vez no dia 5 de agosto de 2025, quando saíram para cobrar uma dívida da família Buscariollo. O último contato com familiares ocorreu ainda pela manhã daquele dia, quando disseram que “estava tudo bem”. Desde então, não houve mais notícias.
As investigações apontam como principais suspeitos o produtor rural Antonio, o ‘Tonhão’, e seu filho Paulo Ricardo. A Justiça expediu mandados de prisão contra os dois e eles são considerados foragidos.
Pai e filho seriam os responsáveis pelos desaparecimentos, fato que teria ocorrido após a cobrança de dívidas relacionadas a uma propriedade rural em Icaraíma. As buscas já resultaram na localização da Fiat Toro branca usada pelas vítimas, encontrada enterrada em um bunker. O veículo possui perfurações causadas por armas de fogo – de diferentes calibres – e vestígios de sangue.
O Bemdito