
O corpo da idosa Maria Aparecida Correia, de 79 anos, encontrado na manhã desta terça-feira (1º/7) em um lago de um pesqueiro no bairro Dom Bosco, em Umuarama, foi localizado após o esvaziamento da represa. A ação foi autorizada pelos bombeiros devido a indícios de que a mulher estaria no local.
As buscas foram intensificadas na tarde de segunda-feira (30), depois que câmeras de segurança mostraram a idosa caminhando sozinha na direção do pesqueiro. Segundo familiares, ela sofria de Alzheimer e fazia uso de medicamentos controlados.
De acordo com o major Perdoncini, do Corpo de Bombeiros, um cão especializado da unidade de Londrina sinalizou a presença de algo no lago. A partir dessa indicação, foi solicitada a drenagem da água.

“O cachorro indicou fortemente a possibilidade da presença da idosa na área do pesqueiro. Ontem já realizamos buscas com embarcação e sonar. Hoje, com a represa vazia, encontramos o corpo de Maria em óbito”, informou o oficial.

Maria Aparecida havia desaparecido na manhã de domingo (29), por volta das 6h40, quando saiu de casa enquanto os familiares dormiam. Ela morava com a irmã e um sobrinho na rua Dom Eugênio, no mesmo bairro onde foi encontrada.

Ainda segundo relatos da família, não era a primeira vez que ela desaparecia. Há cerca de 15 anos, foi localizada na região rural de Maria Helena, cidade vizinha de Umuarama. A Polícia Militar também participou das buscas desde o início da ocorrência.

O major aproveitou para alertar sobre casos de desaparecimento envolvendo pessoas com doenças cognitivas. “Essas situações são frequentes. É essencial procurar ajuda imediatamente. Não existe a regra de esperar 24 horas. Quanto antes acionarmos os órgãos competentes, maiores as chances de um desfecho seguro”, disse.

O corpo da idosa foi retirado do local por peritos da Polícia Científica e encaminhado ao Instituto Médico Legal de Umuarama. Após exames, será liberado para a família realizar os atos fúnebres.
O Bemdito