Foi realizado na manhã desta quarta-feira (31), no Colégio Integração, localizado no Jardim Europa, na cidade de Assis Chateaubriand, um treinamento e orientação para os professores do estabelecimento de ensino.
Segundo o médico Dr. Afonso Aparecido Soares, da Clínica Melhor Idade, o pedido foi feito pela direção ao profissional, caso ocorra uma situação de emergência.
“O Colégio Integração, a pedido da direção em treinamento para os professores sobre os primeiros socorros e a cadeia de APH, foi feito durante uma manhã de muito aproveito, ensinamos ali os primeiros socorros, situações básicas em um caso de emergência, antes do acionamento de equipes especializadas, isso, pode salvar vidas, em um primeiro momento, até a chegada da ambulância ou da equipe do SAMU”, comentou Dr. Afonso.
Ainda de acordo com o médico, essa iniciativa também foi baseada na Lei Federal, denominada como “Lucas”.
“Quem salva o paciente é quem está no local, antes mesmo de acionar uma equipe de socorro e nós temos a nível nacional, uma Lei, de nome Lucas, que foi criada desde 2018, mas que pouca gente sabe, que é sobre a questão dos primeiros socorros, que todos nós, que por medida de solidariedade, nós devemos saber e temos o dever de socorrer uma pessoa”, finalizou Dr. Afonso.
Ainda durante a palestra, foram abordados outros assuntos, como atendimentos para adultos e em especial, para a geriatria e seus cuidados básicos.
Sobre a Lei Lucas
Lei Lucas (13.722/18) foi sancionada dia 04/10/2018. Ela obriga as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
As instituições de ensino devem ministrar cursos que capacitem professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. Tal obrigação se estende aos estabelecimentos de recreação infantil (clique e entenda a importância do preparo em primeiros socorros dos professores).
O objetivo é garantir que todos saibam agir nos primeiros socorros até que a assistência médica especializada chegue ao local.
Foto: Léo Silva
Fonte: Assessoria de Comunicação Melhor idade