Estão abertas as inscrições para aqueles que desejem atuar como mesários voluntários nas eleições municipais que ocorrerão no dia 6 de outubro de 2024. Eleitores e eleitoras maiores de 18 anos, em situação regular com a Justiça Eleitoral, podem receber uma convocação para trabalhar como mesária ou mesário ou se voluntariar. As inscrições são feitas pelo canal do mesário no site do TSE ou pelo aplicativo do e-título. O ideal é que as pessoas, no início do ano das eleições, já se inscrevam para garantir sua vaga.
Rodrigo Aparecido Torres, chefe do Cartório Eleitoral de Assis Chateaubriand, em entrevista ao Portal Boa Notícia destacou que várias inscrições já foram feitas para a eleição. “Recebemos várias inscrições de mesários voluntários, primeiro confirmamos com os que já estão trabalhando se querem continuar e vamos fazendo as substituições, conforme as novas inscrições e os interessados devem procurar o quanto antes, não deixando próximo a eleição pois pode não ter mais vaga”, destacou.
Ele ainda ressaltou que nos últimos anos nas eleições em Assis Chateaubriand no Cartório Eleitoral 100% foi por meio de mesários voluntários. “Com isso não é necessário convocar ninguém, destacamos os benefícios como vale-alimentação para o dia da eleição, que está previsto para essa eleição em 60 reais. Tanto nos treinamentos como no dia das eleições, os mesários ganham folga em dobro para se ausentar do serviço. Também é disponibilizado horas complementares para quem faz faculdade. Outro benefício é o critério exemplar nos concursos públicos e a isenção da taxa de inscrições em concursos públicos municipais e estaduais”, salientou Torres.
Alguns requisitos para ser mesário são: ser maior de 18 anos, o título deve estar regular, não podendo estar suspenso, não ter condenação criminal, e de preferência, o título deve estar inscrito no município de Assis Chateaubriand. “Trabalhar como mesário é um direito e dever. A pessoa pode se inscrever, mas a partir do momento em que é convocada, ela tem seus benefícios, mas também seus deveres e responsabilidades. Caso faltem sem uma boa justificativa aceita pelo juiz, ela acaba respondendo a um processo e sendo multada”, destacou Rodrigo Torres.
Para finalizar, o chefe do Cartório Eleitoral ainda enfatizou que ocorrerão os treinamentos que acontecem de forma online pela internet, ou online e presencial e em alguns casos apenas presencial. Além disso, os mesários não podem ser parentes até o 2º grau do candidato.