Muitas pessoas desistem de ser felizes porque têm medo de partir para uma nova vida, mesmo se sentindo insatisfeitas com a que vivem. Desistem de suas vontades porque não acreditam que possam realizar seus sonhos.
São jovens de trinta anos que se acham velhos para começar uma faculdade. É a jovem que namora há sete anos e mesmo sem amor decide se casar. São os quarentões que não acreditam que possam encontrar um novo amor ou o grande amor. É a mulher que deixou de trabalhar para cuidar dos filhos pequenos e quando são adolescentes não acredita que possa se inserir no mercado de trabalho.
Alguns fatores conduzem as pessoas à infelicidade. A pressa para que o resultado seja rápido é um deles. Não há tolerância em esperar o devido tempo para que o resultado apareça, desistindo logo nos primeiros passos. Pode-se pensar, também, que aquele sonho não era para ela. É o caso do vestibulando que escolhe o curso de medicina e após algumas reprovações faz a opção por um curso mais fácil de ser aprovado.
A comodidade é outro fator que conduz a infelicidade. Pode-se citar como exemplo um casal que não se ama mais, está acostumado com a rotina e pela falta de coragem de romper com a relação e seguir um novo caminho, deixa de vivenciar a satisfação do amor.
Outro fator ainda é a capacidade humana de se adaptar a situações negativas. Adaptam-se a um casamento fracassado com medo de passar pela dor da separação. A situação pode até causar um pouco de dor, mas, o comodismo faz com que a pessoa permaneça nela. Quando o sofrimento é de tal maneira intenso é possível abrir caminhos para a mudança. É como ter um dente que incomoda com frequência e você estar acostumado com a dor. Quando a dor for insuportável, a busca pelo dentista, ou seja, o meio para solucionar o problema passa a ser inadiável.
As adversidades e dificuldades fazem parte da vida e muitas dessas sequer podemos evitar. No entanto, não podemos deixar que transformem nossas vidas numa verdadeira miséria. Se algo está doendo dentro de você, vá buscar o tratamento para esta dor. Jamais aceite menos do que você mereça nesta vida. Busque as saídas, deixe o estado de comodidade, conformismo, não se deixe contaminar com a ideia de que é muito tarde para mudar. Não deixe que seus sonhos empobreçam e não perca as esperanças.
Para se conquistar algo, primeiro, é preciso sonhar e, em seguida, ter a ação para que seu sonho se concretize. Olhe pra dentro de si, perceba o quanto está satisfeito ou não com a sua vida. Ao se perceber infeliz, frustrado, com medo de viver, refaça seu caminho e inicie um novo trajeto. É hora de acreditar em si, nos seus sonhos, reunir suas forças e lutar.
Silvana Pedro Pinto é psicóloga, pedagoga, especialista em educação especial, psicopedagogia e neuropsicologia. Atende adultos e crianças na Clínica Bambini |