O tornado que atingiu São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, deixou um rastro de destruição na cidade na tarde deste sábado (10). Fios elétricos enroscados, árvores caídas e residências destelhadas foram registrados em diferentes pontos, principalmente no bairro Guatupê.
A Defesa Civil confirmou que mais de 300 residências foram atingidas pelo fenômeno. Equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e outras forças de segurança foram mobilizadas para atender as ocorrências e prestar auxílio às famílias afetadas.

No Guatupê, considerado o bairro mais atingido, uma base de atendimento foi montada na subprefeitura para centralizar os trabalhos de resposta e assistência à população. Outros bairros do município também registraram danos, embora em menor intensidade.

De acordo com a Defesa Civil do Estado, o órgão mantém contato direto com o município e acompanha os impactos provocados pelo tornado. Telhas e lonas estão sendo distribuídas às famílias que tiveram as casas destelhadas, e equipes estaduais já estão no local para avaliar a necessidade de apoio adicional.

O superintendente da Defesa Civil de São José dos Pinhais, Renan Machado, informou que, apesar dos danos materiais registrados, não houve feridos. As equipes seguem mobilizadas, realizando vistorias e atendendo as demandas da população atingida. Neste domingo (11), as famílias que receberam lonas e telhas deverão receber a visita de agentes para a formalização e encaminhamento da parte burocrática da entrega.
Catve
