
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) desenvolveu, neste primeiro fim de semana do Verão Maior Paraná, ações educativas voltadas às crianças e seus familiares no Litoral. Foram fornecidas orientações diretas sobre segurança no mar e cuidados para evitar afogamentos.
No sábado (20), a ação preventiva foi desenvolvida em Pontal do Paraná, onde equipes do Corpo de Bombeiros percorreram a faixa de areia orientando pais e responsáveis sobre comportamentos seguros em meio aquático. Neste domingo (21), a ação educativa ocorreu nos municípios de Matinhos e Guaratuba.
Durante a atividade, as crianças receberam gibis educativos com passatempos que explicam, de forma lúdica, o significado das bandeiras dos guarda-vidas, como agir em casos de queimaduras por água-viva, além de outras dicas de segurança. Também foram distribuídos adesivos do Corpo de Bombeiros e folders com orientações aos pais.
De acordo com a 2ª tenente Luana Mara Pessanha, responsável pelas ações educativas do CBMPR no Verão Maior Paraná, a proposta é aproximar as famílias do trabalho preventivo desenvolvido pelos bombeiros.
“Essas ações permitem que os pais recebam orientações importantes, enquanto as crianças aprendem brincando. A prevenção começa com a informação, e quanto mais cedo ela chega, maior é a chance de evitarmos acidentes”, destaca a oficial.
A partir da próxima semana, o Corpo de Bombeiros dará início às atividades em um posto de comando móvel, voltado exclusivamente à orientação às crianças. O espaço contará com diversas atrações, como caminhão de bombeiro em madeira para fotos, pintura facial, desenhos para colorir, totens fotográficos, exposição de fardamentos e bandeiras de guarda-vidas, além da entrega de materiais educativos.
“O posto de comando será itinerante e vai circular por Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina, Ilha do Mel e outros pontos do Litoral. Os locais e horários das ações serão divulgados nas redes sociais, especialmente no Instagram @litoral_bombeirosparana”, explica a tenente Pessanha.
A oficial reforça que a principal mensagem da educação preventiva é clara e deve ser seguida por todos. “Existe um local certo para entrar no mar, que é sempre o local protegido por guarda-vidas, sinalizado entre as bandeiras vermelha sobre amarela. Nunca se deve entrar no mar em locais não protegidos, indicados pela bandeira preta”, enfatiza.
A educação preventiva é uma das principais ferramentas do CBMPR para garantir um verão mais seguro para moradores e veranistas em todo o Paraná.
ORIENTAÇÕES PARA CRIANÇAS E PAIS
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná reforça algumas orientações importantes durante as ações educativas:
• Entre no mar somente em áreas protegidas por guarda-vidas, sinalizadas com bandeiras vermelha e amarela;
• Nunca entre na água em locais sinalizados com bandeira preta;
• Crianças devem permanecer sempre sob supervisão constante de um adulto;
• Ensine as crianças a reconhecerem as cores das bandeiras e o que cada uma significa;
• Em caso de queimadura por água-viva, procure imediatamente um guarda-vidas;
• Siga sempre as orientações repassadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros.
AEN
A morte de uma mãe e do filho, em um intervalo de apenas um dia, causou forte…
As temperaturas passaram de 30ºC em todas as regiões do Paraná neste domingo, 21 de…
Um vídeo feito por moradores na região da comunidade Santa Rita, revoltou a todos, após…
Homem morreu após ser ferido com faca em comunidade indígena em Guaíra, no Oeste do…
O senhor Adelson Saar, de 81 anos, que estava desaparecido desde a madrugada desta segunda-feira,…
O prêmio da Mega da Virada acumulou para R$ 1 bilhão depois que nenhum apostador…
This website uses cookies.