
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) e a Defesa Civil Estadual emitiram um alerta para a possibilidade de fortes tempestades nas regiões Oeste e Noroeste do Estado nesta sexta-feira (12). Os municípios de Altônia, Guaíra e cidades vizinhas devem concentrar a maior intensidade do fenômeno, com previsão de acumulados entre 80 e 120 milímetros de chuva no Oeste e de 50 a 80 milímetros no Noroeste.
Além da chuva volumosa, há risco de tempestades com rajadas de vento que podem superar os 70 km/h em alguns municípios, além da possibilidade de queda de granizo. O cenário é provocado por um sistema de baixa pressão que atua em superfície sobre o Paraguai e o norte da Argentina, favorecendo o ingresso de umidade e calor da região amazônica em direção ao Sul do Brasil.
Diante do risco, a Defesa Civil, que já emitiu alertas para as regiões, reforça orientações de prevenção para a população. Como em casos de chuvas fortes podem ocorrer quedas de energia, é indicado manter lanternas à disposição, além disso, a orientação é permanecer em casa sempre que possível e evitar buscar abrigo sob árvores ou postes. Também é recomendável desligar aparelhos conectados à tomada.
Motoristas devem redobrar a atenção, evitando áreas alagadas, reduzindo a velocidade e parando em local seguro caso a visibilidade fique prejudicada.
Áreas de chuva já se formaram entre as regiões Noroeste, Oeste e Sudoeste do Paraná. Cidades como Cianorte, Mandaguari, Altônia, Assis Chateaubriand, Guaíra, Marechal Cândido Rondon, Palotina, Santa Helena e Ubiratã já tinham registrado acumulados de chuva acima de 10 mm antes das 7h30, com destaque para Palotina, que neste período já tinha alcançado um volume de chuva de 53,4 mm.
A Defesa Civil reforça ainda cuidados específicos para momentos de vento intenso, como manter distância de estruturas frágeis, evitar varandas e coberturas instáveis e recolher objetos soltos em quintais e sacadas. Quem estiver na rua deve procurar abrigo em local seguro e fechado.
Em situações de emergência, os telefones 199 e 193 estão disponíveis para atendimento. A Defesa Civil segue em monitoramento da situação.
PREVISÃO – Todo o Estado deve enfrentar um fim de semana marcado por instabilidade e tempestades. A combinação de calor, alta umidade e atuação de sistemas de baixa pressão cria condições favoráveis para chuva intensa, rajadas de vento e descargas elétricas em várias regiões. A orientação é que a população continue acompanhando os boletins oficiais e evite áreas de risco durante os períodos de instabilidade mais forte.
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está reforçando as ações de controle e prevenção dos…
Acumulados de chuva acima de 20 mm até as 12h desta sexta-feira (12):Bandeirantes (IAPAR): 52,3…
Na última semana, a administração norte-americana deu um passo até então inédito na sua longa…
A cidade de Alto Piquiri vive um dia de grande comoção após a morte de…
Em vídeo, o meteorologista do SIMEPAR, Samuel Braun, detalha sobre o final de semana, que…
This website uses cookies.