Categories: ParanáSaúde

368 cidades do Paraná já aplicam doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório

Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) junto às 22 Regionais de Saúde, realizado nessa terça-feira (9), aponta que 274 cidades do Paraná iniciaram a vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) até essa data. Outras 94 cidades iniciam a imunização nesta quarta-feira (10), totalizando 368 municípios aplicando a vacina destinada às mulheres grávidas a partir das 28ª semana de gestação, com o objetivo de proteger os recém-nascidos até os seis meses de idade contra a bronquiolite.

De acordo com o levantamento e informações repassadas pelos municípios, outras 23 cidades paranaenses iniciam a vacinação até sexta-feira (12), e outras 7 darão início à imunização na próxima semana, garantindo a aplicação nos 399 municípios do Paraná.

“Desde que recebemos as doses do imunizante, estamos em um esforço concentrado para que todos os municípios realizem a aplicação. Reforçamos que as mulheres gestantes se imunizem contra o Vírus Sincicial Respiratório, pois ajuda a proteger o bebê de doenças como a bronquiolite, evitando assim casos de internação e até mesmo mortes”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

DOSES – As doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório chegaram ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) na quarta-feira (3).

Foram recebidas 37.120 doses do imunizante que, imediatamente, foram separadas e enviadas às Regionais de Saúde na quinta-feira (4). Curitiba, Cruzmaltina, Ivaiporã, Jardim Alegre, Manoel Ribas, Castro e São Jorge d’Oeste foram as primeiras cidades do Estado a iniciarem a aplicação das vacinas, na sexta-feira (5).

O novo imunizante, que foi incorporado ao calendário de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano, só estava disponível na rede privada a um custo médio de R$ 1,6 mil. Dentre os imunizantes disponíveis no país, esta vacina é a mais cara já disponibilizada.

O Paraná aguarda o recebimento de mais doses da vacina por parte do Ministério da Saúde, visto que no estado há uma estimativa de vacinar mais de 138 mil gestantes.

Fonte: AEN

Redação Policial Web

Recent Posts

Grupo de jovens emocionam participantes de novena de Natal em Assis Chateaubriand com aprentação

Um grupo de jovens emocionou os participantes da novena de Natal, na noite desta quarta-feira…

2 horas ago

Quinta com céu limpo e máxima de 28ºC em Assis Chateaubriand; Veja a previsão do tempo completa

Nesta quinta-feira os ventos perdem intensidade em todo o Paraná, mas continua com rajadas ao…

2 horas ago

Caso Icaraíma: policiais civis são suspeitos de facilitar fuga dos Buscariollos

Dois policiais civis estão sendo investigados por facilitar a fuga de Antonio e Paulo Buscariollo, principais suspeitos…

3 horas ago

Semana do Natal: Veja como fica a programação do horário especial do comércio da ACIAC

A ACIAC já tem a sua programação especial para o Natal 2025, sendo que a…

3 horas ago

DENARC prende duas mulheres por suposto envolvimento com o microtráfico local na região

Na manhã de hoje (11), a equipe Denarc Cascavel com apoio da equipe da Polícia…

3 horas ago

Veículo carregado com cigarros e defensivos contrabandeados é abandonado após perseguição em Toledo

Um carregamento de cigarros e defensivos agrícolas contrabandeados foi apreendido na madrugada desta quinta-feira (11)…

3 horas ago