IPVA 45% mais barato: Paraná tem quase 2 carros emplacados por minuto em novembro

Quase dois veículos emplacados a cada minuto no Paraná. Essa foi a média que o Estado registrou em novembro, com 71.553 novos emplacamentos, segundo o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR). Deste total, 46.938 compreendem veículos novos e 24.615 são placas daqueles que foram transferidos para o Estado. O montante representa um aumento de 20% em relação a novembro do ano passado, com 59.614 novos registros.

O Paraná vem registrando um aumento contínuo no número de emplacamentos desde agosto, quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou a redução de 45% na alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O imposto passou de 3,5% para 1,9% do valor venal dos veículos, uma das menores taxas do País, que começa valer já a partir de janeiro.

Entre 20 de agosto, data do anúncio, e 30 de novembro, foram realizados 229.245 novos emplacamentos no Estado – 146.691 relativos a veículos novos e 82.554 transferências de outros estados. São 51.593 placas a mais, ou uma diferença de 29% em relação ao mesmo período de 2024. Nos mesmos dias do ano passado, o Paraná registrou 177.652 novas placas, sendo 100.635 primeiros emplacamentos e 77.017 transferências.

A redução da alíquota do IPVA beneficia cerca de 3,4 milhões de proprietários de veículos entre automóveis, caminhonetes e motocicletas acima de 170 cilindradas. Segundo dados da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), isso representa cerca de 83% de toda a frota de 4,1 milhões de veículos tributados no Paraná.

“Esse é um movimento que estávamos aguardando. A redução de impostos estimula a economia, encoraja os cidadãos a fazerem investimentos e deixa o Paraná na vitrine da indústria. O Paraná está na vanguarda desse movimento que já começou em outros estados”, afirma o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara.

MAIS 6% À VISTA – Na semana passada a Secretaria da Fazenda confirmou que contribuintes também terão desconto adicional de 6% no pagamento à vista. Para quem optar pelo parcelamento, poderá dividir o IPVA 2026 em cinco cotas — ou seja, entre os meses de janeiro e maio. Nestes casos, não serão oferecidos descontos adicionais.

A Secretaria da Fazenda e a Receita Estadual devem divulgar as datas do calendário de 2026 nos próximos dias. As guias de pagamento poderão ser emitidas a partir de janeiro.

AEN

Redação Policial Web

Recent Posts

SIMEPAR alerta para chegada de chuva na região Oeste do Paraná: Assis Chateaubriand deve chegar de madrugada

Nesta quinta-feira os ventos perdem intensidade em todo o Paraná, mas continua com rajadas ao…

4 horas ago

Polícia Civil de Formosa do Oeste cumpre mandado de prisão expedido pelo estado de São Paulo

A Polícia Civil de Formosa do Oeste deu fiel cumprimento a um mandado de prisão…

4 horas ago

Jovem de Assis Chateaubriand continua internado em estado grave em Toledo

Continua internado no HOESP (Hospital Bom Jesus de Toledo, o Chateaubriandense Charles Marques da Silva…

9 horas ago

PRE realiza apreensão de veículo transportando contrabando na PR 317

Nesta data 11/12/2025, por volta das 09h00min, no âmbito da Operação F.A.R.O, as equipes de…

9 horas ago

Grupo de jovens emocionam participantes de novena de Natal em Assis Chateaubriand com aprentação

Um grupo de jovens emocionou os participantes da novena de Natal, na noite desta quarta-feira…

13 horas ago

368 cidades do Paraná já aplicam doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório

Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) junto às 22 Regionais…

13 horas ago