
O Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (NUCRIA), da Polícia Civil de Cascavel, emitiu um alerta à população sobre a importância da responsabilidade na comunicação de crimes, especialmente os relacionados à violência sexual contra menores.
O aviso ocorre após um procedimento recente em que uma adolescente de 13 anos alegou ter sido vítima de abuso. Durante a apuração, conduzida por profissionais especializados, ela confessou que inventou a história por estar insatisfeita com os limites impostos pela família — os responsáveis haviam proibido a ida a uma festa de aniversário.
Segundo o NUCRIA, falsas denúncias exigem a abertura de investigação policial e, em tese, configuram ato infracional análogo ao crime de denunciação caluniosa. Além de mobilizar indevidamente toda a rede de proteção, esse tipo de conduta pode colocar inocentes em risco e afetar a credibilidade das denúncias verdadeiras.
A delegada Thais Zanatta ressalta que a adolescência é um período de conflitos e formação da identidade, e que divergências com regras familiares são comuns. Por isso, o diálogo e o apoio psicossocial são fundamentais para prevenir situações extremas.
A Polícia Civil destaca que toda denúncia real deve ser feita imediatamente e tratada com seriedade, mas também reforça que os procedimentos de escuta precisam ser conduzidos por especialistas, garantindo segurança e responsabilidade nos relatos.
Canais de denúncia em Cascavel:
NUCRIA: (45) 3226-7023
Conselho Tutelar
Disque 100 (Direitos Humanos)
Fonte: CATVE
Na noite de quinta-feira (11), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), aconteceu o encerramento…
Na noite da última quinta-feira (11), no Centro de Eventos Ângelo Micheletto foi realizado o…
A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social foi realizada entre os dias 06 e 09…
A foto mostra centenas de registro de raios em nossa região, próximo das 15h00 de…
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está reforçando as ações de controle e prevenção dos…
Acumulados de chuva acima de 20 mm até as 12h desta sexta-feira (12):Bandeirantes (IAPAR): 52,3…
This website uses cookies.