Os dois homens, de 51 e 21 anos, que foram resgatados após um desaparecimento de barco na região de Altônia estavam bastante debilitados, conforme informações da Polícia Militar (PM). As vítimas, que desaparecerem com um barco no Balneário Vila Yara, foram localizadas nesta segunda-feira em estado de desidratação, com hipotermia e múltiplas escoriações.
As vítimas estavam sumidas desde o dia anterior e foram localizados por volta das 17h30 desta segunda-feira (24), em uma área de banhado no bairro Gurucaia. O Corpo de Bombeiros de Umuarama informou pouco depois das 21h que as equipes tinham encontrado os indivíduos.
A embarcação havia sido encontrada sem combustível na região conhecida como Praia do Urubu, junto a um par de chinelos, o que levantou o alerta das equipes da Defesa Civil e da Divisão de Meio Ambiente. Com a possibilidade de desaparecimento confirmada, o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, equipe ambiental e moradores iniciaram as buscas pela dupla.
Após algum tempo de varredura, os dois desaparecidos foram encontrados debilitados, apresentando desidratação, hipotermia, diversas picadas de insetos e escoriações pelo corpo. Eles receberam atendimento do Samu e do hospital municipal e foram encaminhados para atendimento médico.
Informações antes do resgate
As informações que os bombeiros divulgaram ao início da operação de resgate indicavam que os dois homens saíram de Vila Yara, em Altônia. Eles se deslocavam para a prainha do Rio Paracaí, em São Jorge do Patrocínio, quando se perderam. A princípio, os dois estavam em uma embarcação e não concluíram o trajeto, que perfaz uma distância de aproximadamente 35 quilômetros.
Algumas pessoas foram até a localidade e encontraram a embarcação dos dois homens perdidos amarrada na margem do rio. Além disso, viram algumas pegadas dos homens perdidos na vegetação.
As equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros de Altônia imediatamente foram para o local, que fica nas proximidades da fazenda São Jorge Paulatti. Com o apoio do proprietário da fazenda próxima, as equipes iniciaram as buscas pelos homens perdidos em duas frentes. Além disso, dois bombeiros de Umuarama se deslocaram levando materiais, inclusive de iluminação.
Conforme o Tenente Marçal, do Corpo de Bombeiros de Umuarama, a vegetação é alta e há água no local, ou seja, trata-se de um banhado, o que tornava a locomoção mais difícil. Também não era possível acessar o local com a embarcação, por isso, as buscas ocorreram via terrestre.
Os dois homens perdidos foram identificados como sendo Márcio Ferreira, vulgo Totó, e Felipe Borguetti, o Verminho. Ambos são amigos, segundo a PM.
Gritos de socorro
Por fim, Marçal disse que pessoas ouviram gritos de pedido de ajuda dos homens perdidos. Porém, não tinha sido possível estabelecer uma comunicação para saber o estado de saúde deles. Os gritos indicavam que ambos estavam longe.
O Corpo de Bombeiros de Umuarama chegou a solicitar apoio do BPMoa com o helicóptero. Contudo, a equipe estava se deslocando de outra ocorrência e não havia tempo hábil para chegar ao local das buscas ainda hoje.
O Bemdito




