Ventos atingiram a região de Jesuítas e Nova Aurora na tarde de ontem.
Paraná – Temporais acompanhados de ventos fortes e granizos causaram estragos em municípios do Paraná nesta quarta-feira (12). A Defesa Civil havia alertado durante a tarde para os riscos de novas tempestades no estado. Conforme o órgão, a atenção e cuidado com o tempo deve ser mantido, no entanto, o temporal será mais brando em relação às tempestades da semana anterior.
“Novas tempestades chegam ao Paraná a partir desta quarta-feira (12) e perduram até sexta-feira (14), mas se acalmem, elas não vão ter a mesma intensidade das que ocorreram na última sexta (7) e sábado (8) desse (ùltimo) final de semana. É importante, principalmente, para Rio Bonito do Iguaçu e as localidades próximas que foram afetadas para se acalmarem e entenderem que essa tempestade vai ser mais branda. Mas, lógico, sempre busque uma edificação segura para permanecer e não fique exposto às tempestades. Lembre-se que em qualquer situação de emergência você pode acionar a Defesa Civil local ou o Corpo de Bombeiros”, explicou o capitão Vital, da Defesa Civil do Paraná.
Volume de chuva e rajadas de vento no estado
Volumes de chuva até às 17h
- Foz do Iguaçu: 57,6 mm
- São Miguel do Iguaçu: 56 mm
- Cascavel: 42,8 mm
- Ouro Verde do Oeste: 41,6 mm
- Capanema: 32,2 mm
- Santa Helena: 28,8 mm
- Palotina: 23,8 mm
- Palmas (Iapar): 23,5 mm
- Cruzeiro do Iguaçu: 20,8 mm
Rajadas de vento
- Cascavel: 69,1 km/h às 14h15
- Campo Mourão: 60,1 km/h às 17h
- Ubiratã: 58 km/h às 15h30
- Toledo: 55,1 km/h às 14h15
- Palotina: 55,1 km/h às 14h15
Veja estragos e granizo e granizo no estado
Tempo muda e há risco de mais tempestades no Paraná a partir desta quarta (12)
O tempo deve mudar no Paraná a partir desta quarta-feira (12). Segundo o Instituto Climatempo, o dia começa com tempo mais firme em boa parte do estado, mas a presença de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai vai favorecer o avanço de novas áreas de instabilidade. Ainda na metade da manhã, a chuva atinge o Sul, Sudoeste e Oeste, avançando para outras regiões ao longo do dia.
As pancadas devem ocorrer com intensidade moderada a forte, e há risco de tempestades, principalmente no Noroeste paranaense. No Leste, incluindo Curitiba e Região Metropolitana, a chuva chega apenas à noite, de forma mais fraca e isolada.

Em municípios como Santa Terezinha de Itaipu, Rio Azul e Cascavel, há chance de chuva já nesta quarta. As temperaturas pela manhã continuam baixas no Leste e na Grande Curitiba, em Agudos do Sul e Pinhais, os termômetros marcaram 10°C. Já no Norte e Noroeste, o calor predomina, com máximas de até 35°C em Porto Rico, Floresta e Itambé.
Quinta, sexta e sábado de chuva
Na quinta-feira (13), a baixa pressão no Paraguai e a chegada de uma nova frente fria vão intensificar as instabilidades, provocando pancadas de chuva em todo o estado, inclusive com risco de temporais e volumes elevados em cidades como Ipiranga, Ivaí e Pinhais.
Na sexta, as chuvas continuam, principalmente no Norte, e se espalham ao longo do dia por todo o Paraná. No sábado, novas instabilidades voltam a atuar, mantendo o tempo instável e as temperaturas mais amenas em grande parte do estado.
Ricmais



