As chuvas e ventos fortes que atingiram as regiões Oeste, Noroeste e Norte do Paraná ao longo do final de semana causaram graves interrupções no fornecimento de energia elétrica. Com a continuidade do evento climático neste domingo, o número de ocorrências para atendimento da Copel se elevou para 3,4 mil em todo o estado. As áreas mais críticas são o Noroeste, com cerca de 1,1 mil casos, o Oeste (1 mil) e o Norte (900), somando no momento 59 mil domicílios sem luz em todo o Paraná, sendo 39 mil apenas na Região Norte.
Ao longo do temporal, 29 municípios tiveram o fornecimento totalmente interrompido devido a danos nas fontes de abastecimento. Embora 19 já estejam totalmente recompostos e 5 parcialmente, as equipes da Copel seguem trabalhando na reconstrução de redes destruídas em cinco municípios que se destacam pela gravidade dos danos: Alvorada do Sul, Bom Sucesso, Porecatu, Quarto Centenário e Santa Fé. Nestas localidades, os ventos fortes e quedas de árvores causaram a destruição de dezenas de postes.
A situação é mais severa em municípios como Alvorada do Sul e Quarto Centenário, onde as duas alternativas de abastecimento somam, respectivamente, 49 e 31 postes quebrados. Em Bom Sucesso, são 31 postes quebrados nas redes de abastecimento e mais 40 na área urbana. Já em Santa Fé, apesar do abastecimento principal estar operando, há pelo menos 30 postes quebrados na área urbana, e a força dos ventos derrubou seis torres de alta tensão na área rural, cuja reconstrução deverá levar mais de uma semana.
A Copel está com o contingente total em campo e operação, com reforço de equipes nas localidades mais atingidas. Além dos municípios com danos totais, as bases de Campo Mourão, Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon concentram os maiores volumes de chamados. A companhia utiliza sistemas de automação para isolar defeitos e restabelecer o serviço rapidamente, mas onde há danos severos à rede, os profissionais seguem em campo, trabalhando na reconstrução.
Canais de Atendimento e Segurança:
Informar falta de luz: Aplicativo Copel, site www.copel.com ou WhatsApp (41) 3013-8973.
Relatar risco (postes quebrados ou fios caídos): Telefone 0800 51 00 116.
Orientação: Jamais se aproximar de locais com postes quebrados ou fiação caída.



