
Paraná deve registrar aumento nas temperaturas antes do verão. (Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN)
A primavera começa na próxima segunda-feira (22) e no Paraná a terceira estação do ano deve ser marcada por fortes ondas de calor e temporais. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro terão um “aumento gradual na quantidade de eventos meteorológicos”.
Veja o vídeo da coletiva abaixo, falando sobre o assunto:
A primavera no Paraná terá dias mais longos em quentes, até pela proximidade do verão. Em 2026, devido a influência do fenômeno La Niña, haverão mudanças no fluxo das chuvas em todo o estado.
“Com a formação de um episódio de La Niña, a expectativa seria de redução das chuvas no Sul do Brasil, principalmente na transição entre a primavera e o verão. No entanto, as previsões de longo prazo indicam que o Atlântico Sul Subtropical permanecerá mais quente que o normal na primavera de 2025”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
Furlan explica que devido a uma anomalia a Região Sul do Brasil terá maior disponibilidade de umidade, o que favorece a maior ocorrência de temporais.
“Essa anomalia positiva de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) aumenta a disponibilidade de umidade e, pela modulação da circulação da Alta Subtropical do Atlântico Sul, pode favorecer maior transporte de vapor d’água para a faixa leste do Paraná. Dessa forma, a influência seca da La Niña pode ser parcialmente compensada, mantendo as chuvas mais próximas da climatologia nessa região”, finaliza.
Primavera no Paraná: veja expectativa de temperaturas e chuvas por região
“Dezembro será um mês mais seco, com períodos longos sem ocorrência de precipitação consistente, com um padrão de chuvas mais irregulares. Além disso, vale destacar que faz parte da climatologia da primavera a ocorrência de temporais severos (com chuva intensa, rajadas de vento fortes, incidência elevada de descargas atmosféricas e queda de granizo)”, finaliza Furlan.
Fonte: Ricmais com SIMEPAR
Na noite de quinta-feira (11), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), aconteceu o encerramento…
Na noite da última quinta-feira (11), no Centro de Eventos Ângelo Micheletto foi realizado o…
A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social foi realizada entre os dias 06 e 09…
A foto mostra centenas de registro de raios em nossa região, próximo das 15h00 de…
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está reforçando as ações de controle e prevenção dos…
Acumulados de chuva acima de 20 mm até as 12h desta sexta-feira (12):Bandeirantes (IAPAR): 52,3…
This website uses cookies.