
Fotos: Acervo Pastoral da Criança.
Ter uma horta em casa é uma forma prática e saudável de melhorar a alimentação da família. Mesmo em espaços pequenos, como vasos, latas ou garrafas recicladas, é possível cultivar temperos, verduras e legumes frescos, livres de agrotóxicos e colhidos na hora. Além de complementar a alimentação, a horta ajuda a economizar, deixa o ambiente mais agradável e pode se tornar um momento de lazer e aprendizado para toda a família.
O Programa Viva a Vida entrevistou a engenheira agrônoma Ana Simone Richter, que explica em detalhes como começar uma horta caseira, quais cuidados são necessários, como aproveitar pequenos espaços, os benefícios de envolver as crianças e quais espécies são mais fáceis de plantar. Você pode ler a entrevista completa logo abaixo ou ouvir o áudio no player disponível na página.
ENTREVISTA COM: Ana Simone Richter, Engenheira Agrônoma do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná e que atua na região metropolitana de Curitiba.
ANA: Em primeiro lugar, nós podemos falar que é um prazer podermos plantar e colher hortaliças e plantas para o nosso consumo familiar, no nosso próprio espaço. Então, além de tudo, é também um momento de lazer.
Podemos dizer também que é uma forma de ocupar espaços vazios, que muitas vezes não estão sendo usados para outra finalidade, e que podem embelezar o nosso terreno, a nossa casa, a nossa moradia, com as plantas que vamos ter naquele espaço.
Outra vantagem é poder ter o produto fresquinho colhido do quintal, saudável, com um custo praticamente zero, apenas com o trabalho e o envolvimento da família. Além disso, há o resgate de aspectos culturais e de hábitos saudáveis.
ANA: Podemos utilizar diversos tipos de recipientes que servem como pequenas hortas, como por exemplo: caixas de madeira, baldes, latas, potes, vasos ou embalagens que muitas vezes estão vazias e podem ser preenchidas com terra para o cultivo de algumas plantas.
É muito importante, nesse caso, prestar atenção à drenagem. Esses recipientes precisam ter furos na parte inferior para que ocorra uma boa drenagem e o solo se mantenha bem aerado, sem risco de encharcamento.
ANA: Eu considero que o primeiro aspecto é ensinar os jovens e as crianças a terem hábitos mais saudáveis. É muito importante as famílias resgatarem esse costume de fazer coisas juntos e de valorizar o cultivo de alimentos.
A horta também é um espaço de resgate de conhecimentos ancestrais, ou seja, aquilo que os antigos, os avós e os pais sabiam e podem transmitir aos mais jovens. Isso ajuda as novas gerações a valorizarem a produção de alimentos saudáveis.
Dando esse exemplo, estamos formando futuros cidadãos mais conscientes.
TESTEMUNHO: Zoeni Pereira das Chagas, Coordenador da Pastoral da Criança da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, Belém do Pará.
ZOENI: O líder da Pastoral da Criança, em visita às famílias cadastradas, orienta e incentiva o cultivo da horta caseira para ajudar a enriquecer a alimentação da família. Dessa forma, contribui também para a educação nutricional das crianças, já que elas aprendem de onde vêm as verduras, frutas e legumes.
Além disso, desperta-se nas crianças o interesse em comer os alimentos que elas mesmas ajudam a plantar. Se não houver espaço no quintal, a horta pode ser feita a partir de material reciclável, suspensa em muros, janelas, grades, ou até mesmo em vasos. Vai da criatividade de cada um.
É de suma importância que as crianças participem desse processo, para que compreendam que naquela horta há alimentos frescos, saudáveis e sem agrotóxicos ou pesticidas. Também é de grande relevância que as paróquias e comunidades intensifiquem ações voltadas a esse tema.
Assessoria
Na noite de quinta-feira (11), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), aconteceu o encerramento…
Na noite da última quinta-feira (11), no Centro de Eventos Ângelo Micheletto foi realizado o…
A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social foi realizada entre os dias 06 e 09…
A foto mostra centenas de registro de raios em nossa região, próximo das 15h00 de…
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está reforçando as ações de controle e prevenção dos…
Acumulados de chuva acima de 20 mm até as 12h desta sexta-feira (12):Bandeirantes (IAPAR): 52,3…
This website uses cookies.