
Na última sexta-feira (5), o município de Assis Chateaubriand realizou uma consulta pública para decidir sobre a adesão ao Programa Escola Cívico-Militar na rede municipal de ensino. O processo de votação ocorreu ao longo do dia, encerrando-se às 17h, seguido pela apuração dos votos realizada por uma comissão designada para o evento.
Ao todo, 410 pessoas participaram da consulta pública, das quais 365 votaram a favor da implementação do programa, representando 89,46% dos votos. Apenas 43 cidadãos manifestaram-se contrários, correspondendo a 10,54%, enquanto dois votos foram considerados nulos. Com a ampla aprovação, o município avança para os próximos passos do processo.
De acordo com a Secretária de Educação e Cultura de Assis Chateaubriand, Fátima Sobral, o resultado positivo da consulta pública permitirá que a proposta seja encaminhada à Câmara de Vereadores para votação. Caso também seja aprovada pelo legislativo municipal, serão iniciadas as tratativas necessárias para a implementação do programa.

Inicialmente, será realizado um projeto piloto na Escola Municipal José Paschoal de Paula, no Jardim Paraná. A iniciativa tem como objetivo avaliar os impactos e benefícios do modelo cívico-militar na educação municipal antes de sua possível expansão para outras unidades escolares do município.
Com a aprovação expressiva da população de Assis Chateaubriand, o município dá um passo importante rumo à adoção desse modelo educacional. A expectativa agora está voltada para os desdobramentos na Câmara de Vereadores e para os resultados do projeto piloto que será realizado na Escola Municipal José Paschoal de Paula.