
Não demorou muito com a notícia do comboio do Exército Brasileiro e Paraguaio passar pela região de Assis Chateaubriand, que já começou os fake News ou desinformação em grupos de Whatsapp, mesmo as autoridades informando e a própria Imprensa noticiando, as pessoas infelizmente acreditam que as equipes estão realizando algo grave, que requer sigilo ou que estão escondendo algo da população.
Na verdade, este tipo de exercício está ocorrendo a vários tempos, principalmente em cidades da região de fronteira.
A operação tem como objetivo atualizar a doutrina, reforçar o preparo das tropas e ampliar a integração entre os dois países.

Neste momento, os trechos compreendem a região de Cascavel, Toledo, Assis Chateaubriand e Alto Piquiri, com equipes que vão fazer treinamento em mata e até mesmo passagens com os blindados por dentro de rios e riachos, simulando uma situação real.
Durante dois dias, um total de 3 comboios passaram pela PR 239, em Assis Chateaubriand, sendo que o último passou por volta das 10h40 desta terça-feira (26), escoltados pela PRE e PRF, com várias viaturas.
Ao todo, 1.400 militares, sendo 48 paraguaios, e 180 viaturas fazem parte das atividades.
Os motoristas da região foram orientados a quase uma semana para evitar desconforto durante a passagem do comboio, mas, mesmo assim, filas se formaram durante o trajeto.