VÍDEO: Nucria faz buscas no quarto do padre acusado de abuso em Cascavel

Imagens divulgadas pela Polícia Civil do Estado do Paraná mostram momento em que mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos nesta manhã de domingo (24) em Cascavel.

Equipe do NUCRIA (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes), realizarou a Operação “Lobo em pele de cordeiro” na casa da mãe do padre, que está sendo investigado por suspeita de abuso sexual.

Durante a operação, policiais encontraram no local vários jogos infantis, videogame e até um brinquedo guardado no guarda-roupas.

O religioso foi preso temporariamente. Foram apreendidos diversos computadores e o aparelho telefônico.

A investigação 

O inquérito foi instaurado em 16 de julho de 2025, com base no Relatório Técnico nº 122417/2025 da Agência Regional de Inteligência do 5º Comando Regional da Polícia Militar, que apontou possíveis ocorrências de abuso sexual contra menores.

Segundo as investigações, o padre teria adotado um padrão de comportamento predatório desde 2010, quando ainda era seminarista, envolvendo jovens em atividades religiosas e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, possivelmente atraídos com dinheiro, presentes, viagens e convites para pernoitar em sua residência.

O religioso havia sido afastado de suas funções eclesiásticas em 14 de agosto de 2025 pela Diocese de Cascavel, após as primeiras evidências do caso. Durante o período investigado, atuava como pároco de uma igreja católica na região.

As investigações também apontaram irregularidades na gestão financeira da paróquia e o exercício ilegal da medicina por meio de terapias complementares oferecidas em consultório próprio. Foi identificado ainda um histórico preocupante, incluindo tentativa de abuso contra outro seminarista em 2010, demonstrando reincidência.

Até o momento, cerca de 11 pessoas foram ouvidas, sendo identificadas três vítimas: uma menor de idade à época dos fatos e duas maiores de idade. A prisão temporária foi decretada pelo Poder Judiciário devido a tentativas do investigado de contato com possíveis vítimas e testemunhas, o que poderia comprometer as investigações.

As apurações seguem para identificar novas vítimas e esclarecer todos os fatos. A Polícia Civil reforça que eventuais outras vítimas ou testemunhas devem procurar o Nucria de Cascavel pelos canais: (45) 3326-4909, Disque 100 ou Disque 181.

Afastado pela Arquidiocese

Há 10 dias, a Arquidiocese de Cascavel afastou o religioso e afirmou estar seguindo as orientações da jurisdição canônica, além de colaborar com as autoridades para que os fatos sejam esclarecidos.

O portal CATVE apurou que o suposto abuso ocorreu em uma paróquia na região norte de Cascavel.

Catve

Redação Policial Web

Recent Posts

Encerramento do Projeto Psicossocial Famílias Instruídas, Filhos que Desenvolvem 2025

Na noite de quinta-feira (11), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), aconteceu o encerramento…

1 dia ago

Encontro Fortalecendo Vínculos Natalino celebra união e cidadania

Na noite da última quinta-feira (11), no Centro de Eventos Ângelo Micheletto foi realizado o…

1 dia ago

Município de Assis Chateaubriand é representado na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília

A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social foi realizada entre os dias 06 e 09…

1 dia ago

Imagem de satélite mostram a quantidade de raios em nossa região nesta sexta-feira (12)

A foto mostra centenas de registro de raios em nossa região, próximo das 15h00 de…

1 dia ago

Estado lança campanha para reforçar cuidados e prevenir picadas de escorpiões

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está reforçando as ações de controle e prevenção dos…

1 dia ago