
Várias equipes participaram de buscas por quatro homens que estão desaparecidos em Icaraíma durante toda esta sexta-feira (8). Em boa parte do tempo a procura se concentrou em um pesqueiro localizado na região do distrito de Vila Rica do Ivaí. As investigações policiais apontam que o quarteto esteve no local na terça-feira (5), dia em que ocorreu o desaparecimento.
OBemdito esteve no município de Icaraíma na tarde desta sexta e também se deslocou para o Pesqueiro e Restaurante Buscariollo. A princípio, a reportagem ficou sabendo que o estabelecimento está desativado desde 2018, mas havia indícios de que pessoas moram no local. Porém, nesta sexta não havia ninguém na propriedade.
Os homens desaparecidos são Alencar Gonçalves de Souza, morador de Icaraíma, e os paulistas Robishley Hirnani de Oliveira, Rafael Juliano Marascalchi e Diego Henrique Afonso.


O que a Polícia Civil sabe até o momento sobre os desaparecidos
Informações divulgadas pelo delegado-chefe da 7ª SDP, Gabriel Menezes, indicam que Alencar contratou Robishley, Rafael e Diego para cobrar uma dívida. O trio saiu de São José do Rio Preto com destino a Icaraíma na terça-feira.
A câmera de monitoramento de uma panificadora no município registrou o momento em que os quatro se encontram no estabelecimento e conversam. A 7ª SDP divulgou essas imagens na tarde desta sexta, veja o vídeo abaixo:
O encontro na padaria ocorreu por volta das 10h. Depois disso eles teriam saído em direção a uma propriedade rural no distrito de Vila Rica do Ivaí onde cobrariam a dívida. Desde então não foram mais vistos.
Em Icaraíma, OBemdito conversou a esposa e dois amigos de Rafael, que vieram do Estado de São Paulo para acompanhar as buscas. A companheira não quis gravar, mas confirmou ter conversado com Rafael pela última vez na terça-feira. Apesar de inúmeras tentativas, ela não conseguiu mais contato com o esposo.

Polícia Civil já identificou os devedores
A Polícia Civil (PCPR) concentra a investigação do caso. Por volta das 20h o delegado Gabriel Menezes disse que as buscas ainda estavam em andamento.

Mais cedo, Menezes informou que a PCPR já havia identificado os devedores, ou seja, os alvos da cobrança que os quatro homens desaparecidos se propuseram a fazer. A princípio, os devedores são três homens, todos da mesma família. “Dado o contexto dos fatos, certamente são pessoas fundamentais para esclarecer o ocorrido”, disse o delegado. Contudo, os três devedores ainda não foram localizados, bem como o dono do pesqueiro.
“Além das buscas pelo paradeiro das vítimas, as investigações seguem para esclarecer qual o valor e origem da dívida. Além disso, se o desaparecimento está, de fato, relacionado com essa cobrança, entre outros esclarecimentos”, afirmou Menezes.

Atuação de equipes militares nas buscas
O Major Gimenez, do 25º Batalhão da PM de Umuarama divulgou um vídeo para informar a atuação dos militares no trabalho de buscas. A PM disponibilizou equipes para procura terrestre, com 16 militares de Umuarama e Icaraíma.
Além disso, a PM contribui com o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que utilizou um helicóptero para sobrevoar a área durante toda a tarde. Por fim, equipes do Corpo de Bombeiros de Umuarama, Cianorte e Londrina estão no local. Os cães de faro dos bombeiros de Cianorte e Londrina estão ajudando a fazer as buscas.

Inclusive, o cão farejador de Cianorte chegou a indicar que Ademar esteve no pesqueiro. Porém, o semovente de Londrina não apontou o mesmo.
Atualização: o delegado Gabriel Menezes informou por volta das 22h40 o encerramento das buscas nesta sexta. O trabalho será retomado na manhã de sábado (9).
Fonte: RADAR PARANAENSE COM O BEMDITO E 25º BPM DE UMUARAMA