
Encontro em Brasília deve reunir representantes da direita e centro-direita; objetivo é alinhar postura sobre a taxação e definir estratégias para cobrar negociação do governo brasileiro
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), se reúne nesta quinta-feira (7) com representantes da direita e da centro-direita para discutir os impactos do tarifaço. O encontro deve acontecer no escritório de representação do Governo de São Paulo, em Brasília.
Além de Ratinho Jr, a reunião a portas fechadas deve reunir outros oito governadores de oposição do governo Lula. O objetivo do encontro é alinhar uma postura sobre os impactos da tarifação anunciada pelos Estados Unidos a produtos importados do Brasil e cobrar uma negociação do governo brasileiro.

Entre os governadores que devem marcar presença na reunião estão: Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, Mauro Mendes (União), do Mato Grosso, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro. Além destes, outros políticos são esperados para buscar soluções diplomáticas e resolver o problema da taxação.
Ratinho Jr avalia impactos do tarifaço no Paraná
Nesta quarta-feira (6), dia que entrou em vigor o tarifaço do governo Trump, Ratinho Jr comentou sobre o tema em Maringá. O governador do Paraná destacou que já está em contato com os setores mais afetados e o primeiro passo é entender o tamanho do impacto na economia.
“Primeiro temos que entender qual é o tamanho do problema, pois é a partir de agora que começa. Eu tenho falado muito com o setor produtivo, em especial com o setor da madeira. O Paraná o estado que mais tem indústria na área de derivados de medeira de reflorestamento, desde o setor moveleiro até celulose. Precisamos ver o impacto, porque todo mundo falava que iria derrubar o preço da carne e ontem a arroba subiu de preço. Então é hora de analisar com o setor produtivo quais serão os impactos e construirmos soluções”, comentou Ratinho Jr.
No encontro desta quinta (7), em Brasília, não há expectativa de membros do governo federal.
RIC Mais