
Um menino de apenas 3 anos morreu após ser vítima de uma picada de escorpião no município de Cambará, Norte Pioneiro do Paraná. O falecimento aconteceu na tarde de segunda-feira (14) no hospital de referência em Londrina.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, a criança foi atendida no pronto-socorro de Cambará com sintomas de febre alta. Devido à gravidade do caso, a Secretaria encaminhou o menino para um hospital em Jacarezinho, município vizinho.
Em seguida, a equipe do aeromédico do Samu transferiu a criança de helicóptero para o hospital em Londrina. O menino chegou a apresentar uma leve melhora após receber atendimento especializado para casos que envolvem picada de escorpião. Contudo, o quadro evoluiu e ele não resistiu.

O secretário de Saúde de Cambará, Ronaldo Guardiano, explicou que o município não dispõe de estoque de antídoto para picada de escorpião. Ele informou que a 19ª Regional de Saúde, com sede em Jacarezinho, é responsável pela distribuição do antídoto.
Guardiano apresentou um ofício onde a Secretaria Municipal de Saúde solicita formalmente a manutenção de soros antiofídicos e antiescorpiônicos na rede local. O documento tem data de 26 de junho. De acordo com o secretário, a Regional de Saúde não atendeu ao pedido. “É uma tragédia sem precedentes”, disse.
Leia também: Agentes capturam 55 escorpiões amarelos na região do Jardim Alvorada, em Umuarama.
O secretário afirmou que a prefeitura deve divulgar nota oficial sobre o caso e com orientações para a população. A Prefeitura não divulgou a espécie de escorpião que atacou a criança. A princípio, era um animal da espécie amarela.
(Informações: TN Online via O Bemdito)