
O vice-presidente Geraldo Alckmin declarou neste domingo (13), que o Governo Federal deve publicar até terça-feira (15) o decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade, em resposta à tarifa de 50% dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião neste domingo no Palácio do Planalto para discutir a tarifa anunciada pelo presidente Donald Trump. A intenção foi preparar uma reação formal ao anúncio do Republicano.
Entretanto, de acordo com a declaração de Alckmin, a intenção ainda é reverter a tarifa.

“Nós vamos trabalhar para reverter isso, porque não tem sentido essa tarifa. Ela, inclusive, prejudica também o consumidor norte-americano. Nós entendemos que ela é inadequada, ela não se justifica. Vamos recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC)” disse o também Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, após a inauguração do Novo Viaduto de Francisco Morato, em São Paulo.
Na última quarta-feira (9), o estadunidense anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA. A previsão é que inicie a partir do dia 1º agosto.
O presidente Lula se pronunciou no mesmo dia, através de nota, que a resposta será por meio da lei de reciprocidade econômica e que o Brasil não será “tutelado por ninguém”.
Já na sexta-feira (11), Trump afirmou que pretende falar com o presidente Lula “em algum momento, mas não agora”. A resposta em coletiva de imprensa em frente à Casa Branca foi devido a reação de Lula sobre as novas tarifas aplicadas no Brasil.
RICMAIS