Categories: BrasilDestaque

Farra do INSS: 3 mil servidores tinham acesso a dados de aposentados

As investigações da Farra do INSS revelaram que 3 mil servidores tinham acesso a dados sensíveis de aposentados e pensionistas, o que pode explicar o vazamento de informações para sindicatos e instituições financeiras.

O Sistema Único de Informações de Benefícios (Suibe) reúne diversos dados, como nome, CPF, telefone, tipo de benefício (aposentadoria, pensão, salário-maternidade, benefício de prestação continuada) e valor da quantia recebida de aposentadoria.

A coluna apurou que a primeira reação no governo foi de incredulidade. A segunda foi uma ordem para bloquear as senhas e limitar o acesso a apenas seis pessoas.

A Farra do INSS foi revelada pelo Metrópoles. Aposentados tiveram descontos ilegais nos seus benefícios por entidades e sindicatos como se tivessem consentido. O desconto era feito pelo INSS a partir de listas indicadas pelas entidades.

O escândalo derrubou Carlos Lupi, então ministro da Previdência, e a cúpula do INSS. O presidente Lula afirma que o esquema começou no governo Jair Bolsonaro e que a gestão petista foi quem o desbaratou. Até o momento, contudo, nenhum dos alvos das investigações é do governo passado.

Fonte: Metropoles

Redação Policial Web

Recent Posts

Encerramento do Projeto Psicossocial Famílias Instruídas, Filhos que Desenvolvem 2025

Na noite de quinta-feira (11), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), aconteceu o encerramento…

1 dia ago

Encontro Fortalecendo Vínculos Natalino celebra união e cidadania

Na noite da última quinta-feira (11), no Centro de Eventos Ângelo Micheletto foi realizado o…

1 dia ago

Município de Assis Chateaubriand é representado na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília

A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social foi realizada entre os dias 06 e 09…

1 dia ago

Imagem de satélite mostram a quantidade de raios em nossa região nesta sexta-feira (12)

A foto mostra centenas de registro de raios em nossa região, próximo das 15h00 de…

1 dia ago

Estado lança campanha para reforçar cuidados e prevenir picadas de escorpiões

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está reforçando as ações de controle e prevenção dos…

1 dia ago