
O mês de junho é marcado mundialmente pelas ações de conscientização contra a violência à pessoa idosa, o “Junho Violeta”. A data de 15 de junho, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, para combater os crimes e agressões praticadas contra essa parcela vulnerável da população. A Polícia Civil do Paraná (PCPR) indica os diferentes tipos de crimes e formas de violência praticados contra pessoas idosas, reforçando a importância da denúncia.
“A violência contra idosos é uma realidade complexa e dolorosa, que precisamos enfrentar com determinação. É fundamental que a população paranaense esteja atenta aos sinais e, acima de tudo, sinta-se segura para denunciar. Somente com a colaboração de todos podemos proteger nossos idosos”, afirma a delegada Camilla Cecconello, chefe da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)
Dentre os crimes mais comuns contra idosos estão a violência financeira e a psicológica, que abrange violência verbal, abandono afetivo e maus-tratos emocionais. “Percebemos que muitos idosos sofrem abusos financeiros por parte de familiares, como a retenção das aposentadorias e a apropriação de bens, além de um crescimento preocupante nos casos de estelionato contra pessoas idosas”, explica Cecconello.
ETARISMO – O preconceito contra a idade, conhecido como etarismo, conecta-se diretamente à violência estrutural contra idosos. A delegada complementa que se percebe uma violência estrutural contra a pessoa idosa em razão da sua posição na sociedade e de ele não estar mais no seu tempo de grande produtividade. Ela explica que vivemos numa sociedade que valoriza demais a produtividade e, por vezes, “esquece de considerar que, após uma vida de dedicação ao trabalho, à família, após anos e anos de alta produtividade, todo ser humano merece ser respeitado, cuidado e amparado no momento em que as habilidades físicas já não estão mais tão presentes na mesma intensidade”.
Um dos maiores obstáculos no combate à violência contra idosos é a subnotificação dos crimes. A subnotificação existe e está normalmente relacionada com o perfil dos autores dos crimes contra a pessoa idosa. “Como a maioria das pessoas que cometem os crimes são filhos, parentes, pessoas que residem junto ou convivem com a pessoa idosa, a vítima muitas vezes não se sente à vontade em denunciar, porque sente que aquela pessoa que está sendo negligente ou cometendo um crime de violência financeira, por exemplo, é a única companhia ou dependência emocional que possui”, conclui.
AÇÕES – Durante o “Junho Violeta”, a PCPR intensifica as ações de conscientização da população quanto à necessidade de prover os cuidados necessários à pessoa idosa. Também são desenvolvidas ações de conscientização e alerta de que algumas condutas negligentes podem, sim, configurar crime. A polícia ainda promove campanhas educativas e orientações à população, encorajando a denunciar situações de maus-tratos, abandono, negligência ou qualquer outra forma de violência contra a pessoa idosa.
Além disso, há a atuação em parceria com o Ministério Público, assistência social e a Fundação de Ação Social (FAS), onde são realizados encaminhamentos necessários em situações de vulnerabilidade social da pessoa idosa. Também há parcerias com a vigilância sanitária, promovendo em determinadas ocasiões ações de fiscalização em casas de repouso.
Denunciar é crucial para iniciar as investigações e proteger as vítimas. O sigilo do denunciante é garantido, permitindo que as informações cheguem à polícia sem a identificação de quem denunciou. Os canais disponíveis para denúncias anônimas são:
Na noite de quinta-feira (11), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), aconteceu o encerramento…
Na noite da última quinta-feira (11), no Centro de Eventos Ângelo Micheletto foi realizado o…
A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social foi realizada entre os dias 06 e 09…
A foto mostra centenas de registro de raios em nossa região, próximo das 15h00 de…
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está reforçando as ações de controle e prevenção dos…
Acumulados de chuva acima de 20 mm até as 12h desta sexta-feira (12):Bandeirantes (IAPAR): 52,3…
This website uses cookies.