Categories: Paraná

Prazos de entrega e condições de troca de presentes exigem atenção na semana do Dia dos Namorados

A data é a terceira que mais movimenta o comércio, ficando atrás somente do Natal e do Dia das Mães

Com a expectativa de movimentar o mercado e lotar bares e restaurantes, o Dia dos Namorados será celebrado no Brasil nesta quinta-feira, 12 de junho. A data é a terceira que mais movimenta o comércio, depois do Natal e do Dia das Mães, e os consumidores precisam ficar atentos a alguns detalhes para evitar contratempos.

A começar pela pesquisa de preços, que, de acordo com o Procon-PR, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, deve incluir as formas de pagamento, uma vez que a legislação autoriza a cobrança de valores diferenciados conforme o meio escolhido pelo consumidor.

O órgão de defesa também sugere atenção ao prazo de entrega em casos de compras online, pois, devido ao grande volume de vendas, pode haver atrasos.

Outro ponto sensível das relações comerciais é referente às trocas de mercadorias. Se a compra for feita em lojas físicas, é fundamental verificar quais são as condições, já que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a depender do motivo, as trocas não são obrigatórias nesta modalidade de venda. “Esse cuidado é muito importante, pois nem todas as lojas físicas têm a troca de produtos como política de atendimento quando a queixa não envolve defeitos no produto”, explica o Secretário da Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge.

A Coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, orienta que o consumidor peça tais informações por escrito. “A troca precisa ser combinada no momento da compra e tais informações devem ser entregues por escrito ao consumidor, incluindo eventuais exigências, como produto com etiqueta ou acompanhado da embalagem, como no caso de calçados”, destaca. 

Já se a escolha para presentear for por eletrônicos ou eletrodomésticos, o estabelecimento é obrigado a entregar junto com o produto o manual de instruções em português. Claudia Silvano também lembra que na hora da compra deve ser solicitado um teste para avaliar se os recursos tecnológicos estão funcionando adequadamente.

Procedência, embalagens e taxa de entrega, ainda, são elementos que pedem atenção, pois afetam o preço final. Mesmo que não estejam na embalagem original, os produtos precisam ter etiquetas com as informações obrigatórias, como composição e prazo de validade.

E se a opção for um jantar romântico, o consumidor deve saber que nessas datas, em razão do grande movimento, os restaurantes não fazem reservas. Assim, é possível que haja filas e tempo de espera.

Em todo caso, a Coordenadora do Procon-PR lembra que pedir nota fiscal é imprescindível, pois é esse documento que possibilitará a formalização de uma reclamação, caso necessário. Os canais de atendimento estão disponíveis através do link https://www.procon.pr.gov.br/Pagina/Formas-de-Atendimento

Redação Policial Web

Recent Posts

Encerramento do Projeto Psicossocial Famílias Instruídas, Filhos que Desenvolvem 2025

Na noite de quinta-feira (11), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), aconteceu o encerramento…

1 dia ago

Encontro Fortalecendo Vínculos Natalino celebra união e cidadania

Na noite da última quinta-feira (11), no Centro de Eventos Ângelo Micheletto foi realizado o…

1 dia ago

Município de Assis Chateaubriand é representado na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília

A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social foi realizada entre os dias 06 e 09…

1 dia ago

Imagem de satélite mostram a quantidade de raios em nossa região nesta sexta-feira (12)

A foto mostra centenas de registro de raios em nossa região, próximo das 15h00 de…

1 dia ago

Estado lança campanha para reforçar cuidados e prevenir picadas de escorpiões

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está reforçando as ações de controle e prevenção dos…

1 dia ago