Video: Meteorologista fala sobre o forte temporal que passou em Assis Chateaubriand e outras 3 cidades do Paraná nesta madrugada

Madrugada de muitas instabilidades na faixa oeste, sudoeste, centro-sul e sudeste, com tempestades severas que produziram fortes rajadas de vento, muitos raios, chuva intensa e até mesmo queda de granizo, conforme relatos (Assis Chateaubriand, por exemplo).

Veja abaixo o vídeo com o meteorologista do SIMEPAR Lizandro Jacobsen

A máxima para hoje (05) em Assis Chateaubriand será de 21º c e a mínima de 18ºC, com chuva ainda durante o dia na cidade.

As rajadas de vento mais intensas registradas (estações Simepar/INMET) até o momento, ocorreram em Planalto (86 km/h), Assis Chateaubriand (69,8 km/h), Condói (65,5 km/h) e Capanema (62,6 km/h). Na imagem do radar de Cascavel, ao lado, é possível visualizar a intensidade das chuvas que ocorrem neste momento nas faixas oeste e sudoeste do estado, com maior intensidade.

 A imagem abaixo, temos o registro das rajadas de vento máximas ocorridas ao longo da madrugada no Paraná.

Nesta quinta-feira, uma área de baixa pressão atmosférica, originada entre o Paraguai e o nordeste da Argentina, em combinação com a aproximação de um sistema frontal pelo Sul do Brasil, deixará o tempo instável no Paraná. Pancadas isoladas de chuva com trovoadas poderão ocorrer desde as primeiras horas do dia na “meatde-sul”. Já as maiores instabilidades deverão atingir o estado a partir da região Sudoeste, ao longo da madrugada, avançando ao longo do dia para as demais áreas. Com o escoamento predominantemente de noroeste, que transporta calor e umidade para o interior do Paraná, há previsão de fortes tempestades sobre o território paranaense, além de fortes rajadas de vento, especialmente na “metade-sul” do estado. Acumulados de chuva superiores a 50 mm poderão ser registrados, principalmente nas regiões Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e áreas centrais.

Ao longo da sexta-feira, ainda são esperadas pancadas isoladas de chuva sobre o Paraná. No final do dia, um novo sistema alongado de baixa pressão (cavado) deverá se formar entre o Paraguai e o norte da Argentina, deslocando-se em direção ao estado. Novamente, as instabilidades deverão atingir o Paraná a partir da região Sudoeste, com potencial para ocasionar temporais.

Redação Policial Web

Recent Posts

Encerramento do Projeto Psicossocial Famílias Instruídas, Filhos que Desenvolvem 2025

Na noite de quinta-feira (11), no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), aconteceu o encerramento…

2 dias ago

Encontro Fortalecendo Vínculos Natalino celebra união e cidadania

Na noite da última quinta-feira (11), no Centro de Eventos Ângelo Micheletto foi realizado o…

2 dias ago

Município de Assis Chateaubriand é representado na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em Brasília

A 14ª Conferência Nacional de Assistência Social foi realizada entre os dias 06 e 09…

2 dias ago

Imagem de satélite mostram a quantidade de raios em nossa região nesta sexta-feira (12)

A foto mostra centenas de registro de raios em nossa região, próximo das 15h00 de…

2 dias ago

Estado lança campanha para reforçar cuidados e prevenir picadas de escorpiões

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) está reforçando as ações de controle e prevenção dos…

2 dias ago