
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que acaba com a reeleição para presidentes, governadores e prefeitos. A proposta também aumenta o mandato desses cargos para cinco anos e unifica as eleições municipais e gerais a partir de 2034.
Pela proposta, prefeitos poderão se reeleger pela última vez em 2028, governadores e presidentes em 2030. Vereadores, deputados e senadores continuam podendo disputar reeleição normalmente. Os mandatos de vereadores e prefeitos terão uma transição: os eleitos em 2028 terão mandato de seis anos, e a partir de 2034, todos os mandatos serão de cinco anos.
Para os senadores, o mandato será reduzido de oito para cinco anos a partir de 2030, com uma transição para os eleitos em 2026, que terão nove anos. A proposta também prevê a ampliação do mandato dos presidentes da Câmara e do Senado para cinco anos, com divisão de mandatos internos de três e dois anos.
O relator, senador Marcelo Castro, afirma que o fim da reeleição pode renovar a política e incentivar projetos de longo prazo, enquanto o presidente da CCJ, Otto Alencar, destaca que a unificação dará mais “descanso” à população e aos candidatos.
O texto ainda precisa passar pelo plenário do Senado e depois pela Câmara dos Deputados para ser aprovado.
Catve
Com a proximidade das festas de final de ano e período de férias, a Secretaria…
A mãe de Juliane Suellem Vieira dos Reis, vítima do incêndio no 13º andar do…
O Governo do Paraná lançou nesta terça-feira (16) uma nova campanha com atrativos para aproveitar…
Por volta das 19h30 de ontem (16), uma equipe da PM de Jesuítas, foi acionada…
Era por volta das 19h00 de ontem (16), quando uma equipe da ROTAM, tentou abordar…
Um homem de 39 anos foi preso na manhã desta terça-feira (16) durante o cumprimento…
This website uses cookies.