Categories: Assis Chateaubriand

Capacitação em Saúde Mental em alusão a 18 de maio: ” Dia Nacional da Luta Antimanicomial” é realizada em Assis Chateaubriand

Nesta terça-feira (20), o Centro de Convenções de Assis Chateaubriand foi palco de uma importante capacitação voltada para servidores de diversas áreas do município e participantes de outras localidades. O evento, promovido em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, teve como tema central “Rompendo as Barreiras para uma Saúde Mental Humanizada”.

A capacitação contou com a presença da Dra. Ana Carolina Becker Nisside professora da Unioeste  de  Toledo, que ministrou palestra e reflexões sobre a necessidade de humanização no cuidado com a saúde mental. Drª Ana Carolina contextualizou a história da saúde mental ao longo da história da humanidade, assim como as práticas tidas como “tratamentos” no Brasil trazidas da Europa pela família real. Abordou estratégias para superar desafios no atendimento psicossocial, destacando a importância de práticas acolhedoras e inclusivas.

A primeira fala no evento ficou a cargo de Silvia Veiga, Coordenadora da Saúde Mental de Assis Chateaubriand, que enfatizou a relevância da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), e o papel de cada um no suporte às pessoas em sofrimento mental, onde as políticas de inclusão e os estudos científicos são as ferramentas para o cuidado, e que o juízo de valor, além de ser uma prática destrutiva, impede a evolução e a integralidade do cuidado. 

Adriani de Fátima Cardoso, Coordenadora da Atenção Primária, participou do evento, reforçando o papel fundamental da integração entre os serviços de saúde na promoção do bem-estar da população.

Lirian Aparecida Ferreira Feliciano, Coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), por sua vez, destacou as ações realizadas pela unidade e os desafios enfrentados na implementação de políticas públicas voltadas à saúde mental.

Além das palestras, o evento foi marcado por uma apresentação cultural da Oficina de Musicoterapia do CAPS I. A performance emocionou os presentes, evidenciando o impacto positivo das atividades terapêuticas no processo de reabilitação psicossocial.

Redação Policial Web

Recent Posts

Idosa de 64 anos morre ao cair em máquina de triturar isopor em Londrina

Uma idosa de 64 anos, morreu após cair dentro de uma máquina de triturar isopor enquanto trabalhava em…

5 horas ago

PM cumpre mandado de apreensão em Assis Chateaubriand

Por volta das 15h00 de hoje (16), uma equipe da Polícia Militar de Assis Chateaubriand,…

5 horas ago

Consulta Pública sobre a Rota Caminhos de Peabiru em Assis Chateaubriand

O município de Assis Chateaubriand, convida toda a população a participar da consulta pública sobre…

6 horas ago

Ossada encontrada em Pontal do Paraná é da cascavelense Sandra Mara Camargo

A Polícia Civil do Paraná divulgou nesta terça-feira (16) que o laudo pericial realizado pela…

6 horas ago

Acontece hoje o ato de assinatura da compra do Verde Vale Clube de Assis Chateaubriand

Por volta das 19h30 de hoje (16), acontecerá nas dependências do Verde Vale Clube de…

6 horas ago

Mudanças na Paróquia São Francisco de Assis em 2026: Pe. Joaquim Cardoso assumirá o lugar do Pe Jairo; Veja completo

O bispo da Diocese de Toledo, D. João Carlos Seneme, anuncia oficialmente as transferências e…

7 horas ago